Como funcionam as contas em débito automático?
Você já cadastrou alguma cobrança em débito automático? Essa é uma modalidade de pagamento que o usuário pode solicitar ao banco para honrar contas recorrentes — aquelas cobradas todos os meses.
Se você já deixou de pagar alguma conta por esquecimento ou costuma se confundir na hora de lembrar as datas de vencimento dos seus pagamentos, o débito automático pode ser uma boa alternativa para você.
O que é débito automático?
Débito automático, como o nome já sugere, é uma forma automatizada de realizar o pagamento de contas. Essa modalidade é utilizada para pagamentos recorrentes, aqueles que são feitos todos os meses. Alguns exemplos deste tipo de conta são:
- luz
- água
- seguro
- plano de saúde
- TV por assinatura
- internet etc
De acordo com a definição do Glossário Simplificado de Termos Financeiros do Banco Central, esse é um “método de quitação de despesas em que os montantes devidos são retirados diretamente da conta-corrente do cliente.”
Isso significa que, ao firmar contrato de serviço com alguma empresa, o cliente que solicitar o débito automático, ou débito em conta, como é chamado popularmente, não precisa se preocupar em emitir boleto de pagamento todos os meses.
Isso porque quando o contratado emitir um boleto em nome da pessoa, o valor será debitado automaticamente da conta na data prevista. No entanto, não é preciso se preocupar: para que esse serviço seja efetivado é necessário que o cliente faça a solicitação junto ao banco, como veremos mais adiante.
Vale a pena usar?
Mas será que vale a pena optar pelo débito automático? Provavelmente sim. O serviço garante mais praticidade e economia de tempo, já que o cliente não vai precisar imprimir o boleto de cobrança e ir até o banco ou lotérica pagar e nem precisará utilizar o internetbanking para isso.
Além disso, há empresas que oferecem descontos nos serviços quando o pagamento é feito dessa forma, já que o risco de inadimplência é bem menor para o contratado. A economia gira em torno de 5% a 10%.
No entanto, é preciso estar atento. Embora o débito automático propicie comodidade, é necessário ter o mínimo de planejamento financeiro para que funcione bem. É obrigação do cliente garantir que haverá na conta a quantia necessária de dinheiro no dia do pagamento.
Caso o contrário, o valor pode ser descontado do cheque especial do banco – que apresenta altas taxas de juros — ou o serviço pode ser cortado por falta de pagamento.
Como cadastrar pagamentos em débito automático?
A solicitação deve ser feita diretamente com a sua instituição bancária ou, ainda, junto da prestadora de serviço. Vale ressaltar que quase todos os grandes bancos contam com tal funcionalidade, assim como alguns bancos digitais, como é o caso do Banco Inter.
Além disso, é necessário que a própria empresa contratada seja autorizada pelo Banco do Central a receber pagamentos via débito automático. Você também pode fazer a solicitação via internet Banking ou SAC.
Caso não se adapte, não se preocupe: é possível pedir o cancelamento a qualquer momento.
E então, você já conhecia todos esses detalhes a respeito do débito automático? Como vimos, essa é uma modalidade de pagamento que garante agilidade e comodidade tanto para usuários como para as empresas prestadoras de serviços.