Como funcionam as contas em débito automático?

Você já cadastrou alguma cobrança em débito automático? Essa é uma modalidade de pagamento que o usuário pode solicitar ao banco para honrar contas recorrentes — aquelas cobradas todos os meses.

Anúncios

Se você já deixou de pagar alguma conta por esquecimento ou costuma se confundir na hora de lembrar as datas de vencimento dos seus pagamentos, o débito automático pode ser uma boa alternativa para você.

O que é débito automático?

Débito automático, como o nome já sugere, é uma forma automatizada de realizar o pagamento de contas. Essa modalidade é utilizada para pagamentos recorrentes, aqueles que são feitos todos os meses. Alguns exemplos deste tipo de conta são:

  • luz
  • água
  • seguro
  • plano de saúde
  • TV por assinatura
  • internet etc

De acordo com a definição do Glossário Simplificado de Termos Financeiros do Banco Central, esse é um “método de quitação de despesas em que os montantes devidos são retirados diretamente da conta-corrente do cliente.”

Isso significa que, ao firmar contrato de serviço com alguma empresa, o cliente que solicitar o débito automático, ou débito em conta, como é chamado popularmente, não precisa se preocupar em emitir boleto de pagamento todos os meses. 

Isso porque quando o contratado emitir um boleto em nome da pessoa, o valor será debitado automaticamente da conta na data prevista. No entanto, não é preciso se preocupar: para que esse serviço seja efetivado é necessário que o cliente faça a solicitação junto ao banco, como veremos mais adiante.

Anúncios

Vale a pena usar?

Mas será que vale a pena optar pelo débito automático? Provavelmente sim. O serviço garante mais praticidade e economia de tempo, já que o cliente não vai precisar imprimir o boleto de cobrança e ir até o banco ou lotérica pagar e nem precisará utilizar o internetbanking para isso.

Além disso, há empresas que oferecem descontos nos serviços quando o pagamento é feito dessa forma, já que o risco de inadimplência é bem menor para o contratado. A economia gira em torno de 5% a 10%.

No entanto, é preciso estar atento. Embora o débito automático propicie comodidade, é necessário ter o mínimo de planejamento financeiro para que funcione bem. É obrigação do cliente garantir que haverá na conta a quantia necessária de dinheiro no dia do pagamento.

Caso o contrário, o valor pode ser descontado do cheque especial do banco – que apresenta altas taxas de juros — ou o serviço pode ser cortado por falta de pagamento.

Como cadastrar pagamentos em débito automático? 

A solicitação deve ser feita diretamente com a sua instituição bancária ou, ainda, junto da prestadora de serviço. Vale ressaltar que quase todos os grandes bancos contam com tal funcionalidade, assim como alguns bancos digitais, como é o caso do Banco Inter.

Além disso, é necessário que a própria empresa contratada seja autorizada pelo Banco do Central a receber pagamentos via débito automático. Você também pode fazer a solicitação via internet Banking ou SAC.

Caso não se adapte, não se preocupe: é possível pedir o cancelamento a qualquer momento.

E então, você já conhecia todos esses detalhes a respeito do débito automático? Como vimos, essa é uma modalidade de pagamento que garante agilidade e comodidade tanto para usuários como para as empresas prestadoras de serviços.

Trends