Entenda como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco

Você é do tipo que mal percebe o dinheiro indo embora ao longo do mês e quando vê o salário já acabou? Infelizmente, essa é uma situação muito comum entre os brasileiros, que não têm hábitos financeiros saudáveis e nem conseguem guardar dinheiro.

Anúncios

No entanto, contar com uma reserva de emergência é primordial para a tranquilidade de uma família, já que diversos imprevistos podem surgir, como uma demissão, acidente ou doença.

A questão que se coloca é se é viável economizar dinheiro, mesmo quando se tem um rendimento limitado? A resposta é sim! Temos um passo a passo simples para você começar a poupar de uma vez por todas. Confira!

Como guardar dinheiro?

Uma grande parcela de indivíduos não consegue economizar dinheiro, pois muitas vezes não compreende para onde exatamente seus ganhos estão sendo direcionados. O primeiro passo é entender exatamente quanto dinheiro entra no mês e, também, quanto sai.

Anote todos os gastos fixos mensais, como aluguel, conta de telefone, internet e também os variáveis, como conta de luz e compras do mercado. Mapeie, ainda, gastos extras, como os com lazer, roupas e demais itens.

Com todas as informações no papel, comece a classificar o que é gasto essencial (e não pode ser mexido) e também as contas que podem ser reduzidas ou cortadas. Verifique, por exemplo, se você gasta todo o seu pacote de dados no celular e se tem comprado itens supérfluos no mercado. 

Anúncios

Por fim, defina um teto de gastos para cada setor, tentando economizar o máximo possível, cortar gastos e diminuir desperdícios. Tenha em mente que sua missão é guardar dinheiro para seus objetivos e estipule uma quantia para poupar por mês. 

Como reduzir gastos?

Além de cortar gastos e economizar com as contas do dia a dia, é importante entender como economizar. Veja as dicas que separamos:

Ao realizar uma compra, pesquise e compare preços. Com a internet, é possível encontrar um mesmo produto sendo vendido em diversas lojas, com preços e condições diferentes. Avalie o custo do item ou do serviço, verifique taxas extras e frete e certifique-se de que aquela compra é necessária no momento.

Quando o assunto é mercado, uma dica legal é nunca deixar para ir às compras com fome: as chances de comprar coisas demais são maiores. Além disso, monte uma lista de mercado e siga-a à risca. Assim, você já sabe quanto vai gastar em média.

Como conseguir renda extra?

Às vezes, não é possível reduzir mais custos. E o que fazer nesse caso? Uma ótima alternativa é buscar renda extra. Dessa forma, você não mexe no orçamento mensal e ainda assim consegue poupar dinheiro para sonhos e emergências.

Atualmente, existe uma infinidade de trabalhos que podem ser desenvolvidos de casa, como:

Busque uma opção que faça sentido para você e invista parte do seu tempo em prol de guardar dinheiro, dessa forma você conseguirá se sentir mais tranquilo e melhor preparado para as adversidades.

Uma dica extra: não se preocupe com o valor que será poupado. É muito melhor começar a criar o hábito de guardar dinheiro, mesmo que seja pouco, do que adiar isso para quando tiver mais condições. Lembre-se de que hábitos são construídos ao longo do tempo.