Seguro residencial: o que é e o que cobre? Entenda!

Você já pensou em contratar um seguro residencial? Na verdade, não existe lugar mais importante para uma família do que o seu lar, certo? É na nossa casa que nos sentimos seguros, descansamos e temos aconchego, por isso, é comum que queiramos protegê-la.

Anúncios

Muitas pessoas desconhecem que o seguro residencial é uma das opções mais acessíveis do mercado, ao mesmo tempo em que oferece cobertura para uma variedade de situações adversas, protegendo não apenas a estrutura da residência, mas também móveis e objetos.

Caso haja incertezas quanto ao funcionamento desse seguro e à sua conveniência na contratação, continue acompanhando-nos para obter mais informações. Separamos informações importantes que vão te ajudar a entender tudo sobre seguro residencial. 

O que é o seguro residencial?

Um seguro residencial é uma garantia contratada para proteger o patrimônio do consumidor em caso de sinistro, ou seja, acidentes, prejuízos e demais situações adversas. A cobertura mínima de um seguro deste tipo é a contra incêndio, queda de raio ou explosões.

Ainda assim, é possível fazer a contratação de diversas outras coberturas, que resguardarão o conteúdo da casa em situação de roubou ou furto, bem com oferecer seguros de reparo, entre outros.

Todas as condições e coberturas ficam estipuladas previamente na apólice do seguro. Para ter direito, o usuário deve pagar corretamente o prêmio previsto no contrato, que é o valor do serviço contratado. Assim, caso haja algum incidente, ele terá direito à indenização, que também é definida no ato da contratação.

De maneira geral, aqueles que adquirem um seguro residencial estão, de fato, investindo no bem-estar, na segurança e na paz de espírito de suas famílias. Isso significa que, por exemplo, poder fazer viagens mais tranquilas, sem medo de deixar a casa vazia, assim como maior ter tranquilidade em caso de acidentes naturais, como fortes chuvas etc.

O que um seguro residencial cobre?

Como foi dito acima, os tipos de cobertura variam conforme o seguro contratado. Via de regra, os seguros mais básicos sempre garantem proteção contra danos causados por incêndios, queda de raios e explosão causada por gás empregado no uso doméstico, assim como suas conseqüências, como desmoronamento, impossibilidade de proteção ou remoção de salvados, despesas com combate ao fogo, salvamento e desentulho do local.

No entanto, se você quiser mais segurança, é possível contratar outros tipos de cobertura, como:

Desastres naturais:  com essa cobertura, o imóvel está protegido contra estragos causados por chuva de granizo, vendaval ou tornado, por exemplo. 

Anúncios


Danos elétricos: caso aconteça um curto circuito, por exemplo, todos os seus aparelhos elétricos estarão cobertos, poupando muita dor de cabeça, certo?

Roubo e furto: o consumidor é indenizado se forem levados seus bens após ameaça, uso de violência ou arrombamento. Passar muito tempo fora faz dessa uma excelente escolha.

Serviços de emergência: se você preza por conforto e conveniência, pode ser interessante incluir no seguro serviços de chaveiro, encanador, eletricista, vidraceiro etc. Eles ficam disponíveis 24h por dia. 

Vale a pena contratar? 

Contratar um seguro residencial vale a pena quando levamos em conta que é a segurança de um grande investimento seu que está em jogo. Sabemos que, em muitos casos, é necessário muito trabalho duro até conquistar um imóvel e, por isso, faz todo sentido mantê-lo protegido.

É possível contratar um seguro pagando apenas alguns centavos por dia e, ao mesmo tempo, preservando o conforto e trazendo segurança e tranquilidade para o seu lar. Se você ficou interessado, saiba que é possível fazer uma cotação totalmente gratuita e segura de forma online, através de corretoras confiáveis.

Como você viu, há muitas vantagens em contratar um seguro residencial, como ficar resguardado em caso de incêndio, roubo ou furto, acidentes naturais e, até mesmo, ter acesso a serviços de emergência 24h, como um chaveiro. Se você gostou desse artigo, também vai gostar de conhecer mais sobre o seguro de vida. Veja!