Vale a pena contratar seguro de vida? Descubra agora mesmo!

Comumente, as pessoas estão acostumadas a pensar na importância de contratar um plano de saúde ou seguro de carro, por exemplo. Afinal, nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer, certo? No entanto, a mesma importância nem sempre é dada ao seguro de vida.

Isso acontece, principalmente, porque não gostamos de pensar em situações tão extremas como doenças graves ou até morte. Ainda assim, por mais desconfortável esse assunto seja, é importante considerá-lo, principalmente se há pessoas que dependam financeiramente de você.

Com isso em mente, abordaremos a seguir aspectos cruciais do seguro de vida, a fim de proporcionar uma base para sua consideração sobre a pertinência da contratação desse tipo de seguro.

Anúncios

Como funciona um seguro de vida?

O seguro de vida tem como finalidade proteger o segurado e a família do segurado em situações imprevisíveis relacionadas à saúde. Assim, quem tem esse seguro, garante o equilíbrio financeiro mesmo em condições extremas, como invalidez ou morte.

Ao contratar o seguro de vida, a pessoa se compromete a pagar uma valor mensal, que se chama prêmio. Para garantir todas as coberturas, é dever do segurado manter essas parcelas em dia. O valor do prêmio varia muito conforme a variedade de coberturas contratadas.

O tipo de cobertura mais conhecida é a em caso de morte, mas há diversas outras opções. Dependendo do tipo contratado, um seguro pode cobrir:

  • Morte natural ou acidental;
  • Invalidez permanente parcial ou total;
  • Doenças graves;
  • Incapacidade temporária para o trabalho;
  • E outros.

Caso algumas dessas situações aconteça, o segurado ou seus beneficiários receberão uma indenização da seguradora. Esse valor é previamente acordado no contrato, conforme o plano solicitado. 

Além do valor em dinheiro, há seguros que cobrem outros tipos de despesas, como mensalidades da faculdade ou parcelas de um financiamento, por exemplo. Por isso, é muito importante pesquisar todas as opções antes de contratar um seguro de vida. 

Anúncios

Por que contratar?

Se você ainda está na dúvida se investir em um seguro de vida faz sentido para você, falaremos um pouco mais sobre os benefícios deste tipo de proteção. O principal deles é a segurança, mediante ao futuro incerto que todos nós temos, certo? Com um seguro, há garantia que você ou sua família não ficarão na mão.

Outra grande vantagem é a ausência de burocracias para conseguir a indenização. Por mais que uma pessoa deixe herança ou bens, por exemplo, costuma existir um caminho longo até os herdeiros terem acesso a eles por questões judiciais, o que não acontece com um seguro.

Além disso, em caso de morte ou doença, é comum que as famílias tenham gastos muito altos e inesperados com funeral ou médicos. Caso a pessoa tenha um seguro, esse valor vai ajudar a família a custear esses gastos, evitando o endividamento. 

Como encontrar uma boa oferta de seguro de vida?

Como já dissemos, existem diversos tipos de seguro de vida diferentes. Antes de contratar o seu é muito importante pesquisar opções e preços. A melhor maneira de realizar é consultando uma corretora. Hoje é possível fazer tudo isso de forma online e segura. Basta preencher corretamente as informações para receber as propostas por e-mail.

Como você viu, um seguro de vida traz mais conforto e segurança não só para familiares, como também beneficia o próprio segurado em caso de doença e invalidez. Por mais triste um momento como esse possa ser, é importante se prevenir para evitar danos ainda maiores. Para não errar na escolha do melhor seguro para você, contrate uma corretora de confiança.