Plataforma de streaming da NASA: veja como acessar gratuitamente

A Nasa lançou uma plataforma de streaming recentemente que conta com conteúdos gratuitos e exclusivos sobre a história e pesquisas desenvolvidas pela agência ao longo dos anos.

Anúncios


Atualmente, com uma vida cada vez mais digital, as plataformas de streaming tem se popularizado ao redor de todo o mundo.

Na internet, é possível encontrar uma série de tecnologias que dão acesso a vídeos, séries e filmes. Uma das novidades mais recentes nesse meio foi a plataforma de streaming lançada pela Nasa. 

Através de um aplicativo para mobile, a instituição lançou a plataforma de streaming NASA +, que tem o intuito de popularizar as suas pesquisas e descobertas.

A novidade já se encontra disponível e os usuários podem acessar o serviço de qualquer parte do mundo, de forma totalmente gratuita. 

Portanto, confira a seguir como funciona a plataforma de streaming NASA + e veja como acessá-la!

Anúncios

O que são as plataformas de streaming?

O streaming se caracteriza enquanto uma tecnologia instantânea que possibilita o acesso a vídeos sem a necessidade de que seja feito o download do conteúdo.

Dessa forma, a transmissão de vídeo é feita em tempo real do servidor para o dispositivo, que pode ser um celular, notebook ou então uma smart TV. 

Nos últimos anos, esse tipo de serviço se tornou bastante popular, graças ao avanço da internet, que hoje disponibiliza uma banda larga mais rápida.

Na era do streaming, portanto, assistir um filme, escutar uma música ou maratonar uma série ficou mais fácil do que nunca. 

São diversas as empresas e instituições que disponibilizam esse tipo de serviço para que os usuários tenham acesso aos mais diversos conteúdos, como foi o caso da Nasa, que lançou uma plataforma de streaming que conta com os vídeos referentes às suas últimas descobertas. 

Como funciona a plataforma de streaming NASA +?

A Nasa lançou recentemente a sua plataforma de streaming, que funciona de forma gratuita e não conta com nenhum tipo de publicidade ou bloqueio geográfico.

Ou seja, é possível assistir aos conteúdos de qualquer parte do mundo. A agência espacial está disponibilizando o serviço por meio de um aplicativo (nasa.gov/nasa-app) e também através do seu site oficial (nasa.gov).

Além do conteúdo ser totalmente gratuito, a Nasa também não exige que sejam criadas contas para que eles sejam acessados. Vale ressaltar ainda que é possível assistir os vídeos também na versão em espanhol, que foi lançada com o objetivo de alcançar uma comunidade mais ampla fora dos Estados Unidos. 

Para quem se interessa por história, a agência está disponibilizando algumas filmagens antigas e históricas.

É possível, por exemplo, ter acesso às imagens oficiais da missão Apollo 13, que ficou famosa pela frase “Houston, nós temos um problema”, assim como outros momentos dos astronautas no espaço. 

Ademais, o público também pode acessar a séries e vídeos originais, visualização de acoplagens, missões espaciais ao vivo, vídeos com textos didáticos sobre o universo espacial, as últimas notícias da instituição e ainda conteúdos infantis. 

Conteúdos disponíveis no NASA + que você precisa assistir!

De acordo com o diretor de informações da sede da agência em Washington, Jeff Seaton, a plataforma de streaming NASA + foi lançada com o intuito de inspirar a humanidade através de uma experiência unificada da Nasa.

Diante disso, vale a pena conferir os conteúdos que estão disponíveis. 

Nós separamos alguns conteúdos imperdíveis que podem ser encontrados na plataforma de streaming, são eles:

Nasa Kids

Na aba de conteúdo interativo, a Nasa disponibiliza diversas versões de mapas interativos para o público infantil.

Essa é uma opção interessante para que os pequenos tenham acesso desde cedo ao mundo da ciência, sendo essa uma ótima forma de aprendizado. 

Os sons de outros planetas

Existe uma aba específica da plataforma através da qual é possível baixar sons de planetas distantes e também do próprio universo.

É possível acessar, por exemplo, diversos sons do Perseverance Rover, que fica localizado em Marte. 

Explore o mundo da Nasa

Além dos vídeos e áudios, ainda existe uma aba do NASA + que conta com e-books.

A agência espacial oferece diversos materiais em formato de texto que falam sobre pesquisas, missões, resultados e também conteúdos voltados tanto para quem estuda o tema quanto para quem é leigo e apenas se interessa pelo assunto. 

É importante enfatizar que esses materiais se encontram disponíveis apenas na versão beta do aplicativo. 

Especial Apollo 11

No ano em que a missão Apolo 11 comemorou 54 anos, a Nasa separou diversos conteúdos, que vão desde vídeos até galerias de imagens que trazem detalhes sobre os bastidores e as histórias em torno de um dos maiores feitos da humanidade. 

O universo na sua caixa de e-mail 

O recurso possibilita que os usuários se inscrevam para ter acesso a inúmeras newsletters da agência com imagens, novas descobertas e outras novidades. 

Saiba um pouco mais sobre a Nasa!

A National Aeronautics and Space Administration (Nasa), que em português é chamada de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, funciona como uma agência do governo federal dos Estados Unidos, sendo responsável por fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. 

A sua principal missão é fomentar o futuro na pesquisa, exploração e descoberta especial. A agência espacial foi criada em 29 de julho 1958, quando substituiu o seu antecessor, o Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica, que em inglês é chamado de National Advisory Committee for Aeronautics (NACA). 

A Nasa foi responsável por vários feitos bastantes importantes nos últimos anos, como por exemplo o envio do homem à Lua, através do projeto Apollo.

Atualmente, a agência espacial atua em conjunto com a Agência Espacial Europeia e com a Agência Espacial Federal Russa, além de alguns países da Ásia, para que seja possível construir a Estação Espacial Internacional. 

Além disso, a Nasa também vem desenvolvendo diversos programas com satélites e sondas de pesquisa especial, que são capazes de viajar para outros planetas e alguns deles estão sendo preparados para sair do sistema solar, sendo essa a próxima grande meta da empresa, o que tem atraído a atenção das pessoas ao redor de todo o mundo. A ideia é que seja feita uma viagem tripulada até o planeta Marte. 

Conclusão 

Diante dos fatos expostos, é possível concluir que a Nasa cumpre um papel importante no desenvolvimento de pesquisas, novas tecnologias e também atua na exploração do universo. 

Sendo assim, a plataforma de streaming NASA + pode ser uma ótima opção de entretenimento e fonte de estudos para quem deseja conhecer mais sobre a história da agência espacial e sobre as pesquisas desenvolvidas por ela.