Qual o melhor empréstimo para as minhas necessidades?

Você está precisando de um crédito extra para quitar as dívidas ou para investir em alguma aquisição importante? Em casos como esse, muitas pessoas recorrem às empresas credoras, mas como saber qual é o melhor empréstimo para cada pessoa?

Existem diversas modalidades de empréstimo disponíveis no mercado e é importante conhecer cada uma delas para fazer uma escolha assertiva e vantajosa para o seu caso. Pensando nisso, reunimos abaixo algumas informações importantes sobre tipos de empréstimo e como escolhê-los. Continua a leitura e confira!

Anúncios

Melhor empréstimo: cada tipo combina com um perfil

Não existe uma verdade universal quando o assunto é melhor empréstimo. A escolha mais adequada depende muito do perfil de cada consumidor, levando em conta o prazo em que deseja pagar, o valor do empréstimo, a situação financeira atual e etc. Veja, abaixo, algumas das modalidades existentes. 

Consignado: melhor empréstimo para pensionistas, aposentados e servidores

O crédito consignado é uma das opções de empréstimo com menores taxas de juros. Isso acontece porque é uma transação de baixo risco para os bancos e instituições financeiras, já que o pagamento da dívida é feito diretamente com desconto em folha. Isso significa que, ao seu salário, pensão ou aposentadoria cair na conta, a parte destinada ao pagamento do empréstimo é automaticamente debitada, antes mesmo de você ter acesso ao dinheiro.

Devido à alta probabilidade de a credora recuperar o valor emprestado, as taxas de juros aplicadas são mais baixas. Se você trabalha de carteira assinada, essa também é uma boa opção para você. O único cuidado que uma pessoa deve ter antes de escolher essa opção é de verificar se, realmente, aquele dinheiro do empréstimo não vai fazer falta no orçamento do mês.

Empréstimo pessoal: uma das modalidades mais simples

Um empréstimo pessoal, como o nome sugere, é feito diretamente entre a instituição financeira e o cliente. As condições de pagamento e taxas de juros são definidas pela própria empresa credora e cabe ao cliente aceitar a proposta ou não.

Normalmente, o consumidor interessado faz uma simulação indicando qual é o valor que precisa pegar emprestado e informando seus dados pessoas. A partir disso, a credora pode fazer uma análise do perfil do cliente, consultando seu score de pontos, por exemplo, para, então decidir de se pode fornecer o crédito ou não. 

Caso você seja um bom cliente de um banco, por exemplo, pode ser que já tenha crédito pré-aprovado para empréstimo. Nesse caso, fica mais fácil negociar o prazo de pagamento, por exemplo. No entanto, no empréstimo pessoal, as taxas costumam ser maiores do que no consignado.

Anúncios

Refinanciamento: opção mais barata

O refinanciamento requer que o cliente tenha algum bem já quitado, como um veículo ou um imóvel. Assim, ao solicitar o crédito, ele deixa esse bem como garantia, em caso de não conseguir honrar as parcelas.

Como a empresa credora tem uma garantia em caso de inadimplência, os juros para esse tipo de empréstimo são menores. Apenas certifique-se de ter uma boa organização financeira para não perder sua casa ou carro, ok?

Cheque especial

Sim, o cheque especial é um tipo de empréstimo, por mais que as pessoas ainda não se deem conta. Ele consiste em um valor pré-aprovado pelo seu banco, que fica disponível para saque ou pagamento de contas. Quando mais usar o cheque especial e quanto maior for o valor, mais juros irá pagar.

De modo geral, esse não é a melhor opção. Na verdade, tem as maiores taxas do mercado, chegando a mais de 14% ao mês ou 400% ao ano. A única situação em que é viável recorrer ao cheque especial é em extrema urgência, do contrário, as outros linhas de crédito têm condições melhores.

Como ter acesso a diversos tipos de empréstimo em um único lugar?

Como você pôde ver, existem diversas opções de empréstimo disponíveis no mercado. A boa notícia é que você pode consultar todas elas de uma vez só, sem precisar bater de porta em porta e preencher milhares de cadastrados.

Na Bom Pra Crédito, por exemplo, a consulta é feita sair de casa, usando a internet. Em uma única pesquisa, a fintech consulta mais de 30 financeiras parceiras. Toda a consulta é segura e sem burocracia. Assim, você pode comparar as opções para escolher o melhor empréstimo no seu caso.

Esse artigo foi útil para você? Então você também pode gostar de ler sobre como fazer empréstimo com nome sujo. Confira!

Trends