Fraudes com cartões de crédito e débito dobram; veja como evitar

As fraudes com cartões, envolvendo compras e saques em cartões de crédito e débito estão tirando o sono dos brasileiros durante a pandemia. No período de março a julho deste ano, as reclamações relacionadas a cobranças não reconhecidas ou saques duplicaram em comparação com o mesmo período em 2019. 

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Os registros saltaram de 1.154 para 2.445, uma alta de 111,8%, segundo dados do Consumidor.gov, portal de intermediação de conflitos da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O número de fraudes com cartões levou o governo federal e nove entidades privadas a lançar a campanha #FiqueEsperto para alertar usuários sobre segurança e tentativas de golpes na internet.

A iniciativa conta com a participação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação Brasileira de Bancos, da Agência Nacional de Telecomunicações e do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Fraudadores intensificaram duas modalidades de golpe

Segundo o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, os fraudadores intensificaram duas modalidades de ataque se aproveitando do aumento do uso do comércio eletrônico: o phishing, que cresceu 80%, e a utilização de técnicas de engenharia social, que estão vinculadas à 70% das fraudes:

— No phishing, os fraudadores empregam técnicas para obter informações por meio de websites ou páginas falsas, capturando dados como números de cartão e senhas, que são posteriormente utilizados em transações fraudulentas.

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Ainda de acordo com dados da Febraban, o golpe do falso motoboy, em que é oferecido o serviço para recolher o cartão em casa, cresceu 65% na pandemia. As fraudes que envolvem falsas centrais telefônicas, que se passam pelo banco ao entrar em contato com os clientes, aumentaram em 70%.

Veja 5 dicas para não cair em fraudes com cartões

  1. Proteja sua contas com senhas fortes. Evite nomes de pessoas próximas, datas de aniversário e combinações fáceis, como 1234. Inclua caracteres especiais, como * e #;
  2. Não use a mesma senha em diferentes serviços;
  3. Use um aplicativo de gestão de senhas ou as guarde em local seguro;
  4. Sempre habilite o mecanismo de dupla autenticação, especialmente em aplicativos de mensagens e redes sociais. 
  5. Nunca forneça códigos de segurança ou senhas por telefone ou mensagem. 
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