Qual é o melhor empréstimo para MEI?

Se você é microempreendedor individual e está precisando de crédito, já deve ter reparado que existem muitas opções no mercado. Se já parece complicado solicitar crédito para pessoa física, empréstimo para MEI também pode causar dúvidas.

Anúncios

Isso acontece por conta de todo o capital envolvido e pelo fato de que, normalmente, as instituições financeiras não têm interesse em conceder o crédito para esta categoria, sobretudo os autônomos.

E por que será que as financeiras não gostam de dar empréstimo para MEI? O motivo é: instabilidade de renda de quem é MEI e, ainda, os altos valores solicitados que geralmente são solicitados. Isso faz com que, consequentemente, o negócio seja arriscado para os bancos.

Ainda assim, existem diversas opções de empréstimos que podem ser tomadas por empresas. Basta achar uma que caiba no seu bolso.

O que é MEI, mesmo?

Para quem não sabe, o MEI foi uma forma encontrada pelo Governo Federal de possibilitar que profissionais autônomos e pequenas empresas pudessem se formalizar. Com isso, o microempreendedor garante alguns benefícios previdenciários e também consegue ter crédito com mais facilidade do que se fosse uma pessoa física. Dentre outras vantagens, quem é MEI costuma ter acesso a condições mais vantajosas e juros mais baratos.

Anúncios

Confira os tipos de empréstimo para MEI

Se você está precisando contratar um empréstimo para MEI, mas não sabe qual escolher, fique tranquilo. Confira algumas opções para te ajudar a decidir.

Microcrédito

O microcrédito é uma opção de empréstimo para quem é autônomo ou MEI. Apesar de não disponibilizar valores muito altos de crédito, o microempreendedor conseguirá quantias de R$10 mil ou R$15 mil, a depender da instituição financeira.

E isso é feito sem muita burocracia e também com uma taxa de juros mensal menor, que não deve ultrapassar 4%. Afinal, esse é o valor máximo de taxa determinado por lei.

Essa é uma opção de empréstimo disponibilizada por diversas instituições financeiras. Sendo assim, cada uma determina qual deve ser o destino do crédito. Aliás, essa forma de empréstimo é caracterizada pela Concessão Assistida, em que um agente da instituição vai até o empreendimento para ver se o dinheiro está sendo utilizado como o prometido.

Empréstimo online

Essa é outra forma do MEI conseguir um empréstimo com juros menores, menos burocracia e uma maior segurança. E a grande vantagem é que não é necessário sair de casa. Simplesmente acesse o site da instituição pela internet, verifique as condições e envie a documentação requerida.

Vale ressaltar que normalmente é necessário fazer uma simulação. Assim, o banco pode analisar o seu pedido e indicar o melhor crédito com as melhores taxas de juro. Aliás, algumas fintechs garantem a disponibilidade do dinheiro em até 24 horas, o que não é muito comum para instituições mais tradicionais.

Empréstimo para MEI com garantia de imóvel

Essa é uma das melhores opções de empréstimo para MEI. Ela é mais utilizada para saldar as dívidas da empresa ou dívidas pessoais, além de crédito para capital de giro e reformas da casa. Consiste em colocar um imóvel em garantia.

Essa é a melhor saída para pagar as contas de uma empresa, sem que seja necessário abrir mão de seu conforto e utilizar suas reservas pessoais, por exemplo.

Também conhecida como refinanciamento, possui as menores taxas de juros entre as modalidades tradicionais de linha de crédito. Além disso, o valor do montante a ser retirado pode ser extremamente alto, chegando a 60% do valor total do imóvel. Os prazos são altamente flexíveis e podem se estender até um máximo de 30 anos para a quitação.

Para ter acesso a todos esses benefícios, é preciso transferir o imóvel indiretamente para a instituição financeira, servindo como segurança para a empresa bancária poder disponibilizá-los. Apesar disso, o imóvel pode continuar a ser usado pelo proprietário da mesma forma, inclusive para locação se o dono assim preferir. Essa modalidade de empréstimo é a que menos tem casos de inadimplência.

Documentos exigidos para solicitar empréstimo para MEI

É importante ter em mente que cada instituição financeira tem a sua própria exigência na hora de aprovar ou não um crédito, sendo assim não existe uma regra geral obrigatória. Mas elas costumam funcionar de forma semelhante.

Normalmente, quando o valor a ser emprestado é menor em relação às outras modalidades de linha de crédito, há menos burocracias. Os documentos exigidos costumam ser:

●      Documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência)

●      CNPJ e certidão de existência da empresa

●      Dados da conta bancária

●      Comprovante de endereço do estabelecimento comercial

●      Antecedentes criminais (em alguns casos)

Para os casos de empréstimos com valores mais altos, os bancos ainda podem exigir:

●      Plano de negócio

●      Extrato bancário dos últimos três meses da empresa

●      Documento de fluxo de caixa

●      Declaração de Imposto de Renda

Essas são as principais informações que você precisa saber na hora de contratar um empréstimo para MEI.

Trends