IPTU e IPVA: à vista ou parcelado?

O início do ano chegou e com ele surgem as contas dos impostos, como o IPTU e o IPVA, que precisam ser pagos logo no primeiro mês do ano. E esse é um dos motivos que faz com que o início do ano seja bastante conturbado para muitos brasileiros.

Anúncios

Além disso, a falta de um planejamento financeiro pode atrapalhar muito os contribuintes e acabar acarretando em dívidas ao longo do ano. E isso acontece por não saberem qual conta é preciso pagar primeiro e como escolher a forma de pagamento ideal.

Quando se trata de IPTU e IPVA, uma das questões mais comuns diz respeito à escolha entre efetuar o pagamento integral ou dividido em parcelas, e qual dessas alternativas é mais vantajosa. Esse questionamento surge por conta dos outros compromissos dessa época do ano, como matrícula, material escolar e as despesas em geral.

O que muitas pessoas acabam fazendo é se baseando na própria opinião para realizar os pagamentos, sem pensar se é a melhor opção ou não. Como determinar se é mais apropriado quitar o IPTU e o IPVA de uma só vez ou optar pelo parcelamento?

Calma que o Conta Corrente vai te ajudar com essa questão! Confira a leitura!

IPTU e IPVA: fatores a considerar ao optar pelo pagamento

A primeira consideração a ser feita ao escolher entre o pagamento integral ou parcelado do IPTU e IPVA é a disponibilidade de descontos vantajosos no pagamento total desses tributos.

Anúncios

Algumas cidades costumam dar descontos para os contribuintes que pagam o IPTU à vista. Caso ele seja um percentual considerado alto, vale a pena pagar o valor integral do imposto.

Já no caso do IPVA, se o desconto for de no mínimo 3% para o motorista, por exemplo, o custo total do pagamento à vista sairá bem mais em conta do que se você parcelar. É no parcelamento onde costuma incidir os juros aplicados pelo governo de cada estado.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração pelos brasileiros é o número escolhido de parcelas. Para o IPTU, deve-se analisar quantas parcelas devem ser pagas para realizar a quitação do valor e verificar, ainda, se existe a possibilidade de pagar uma parte à vista e a outra parcelada.

Caso a resposta seja sim, os juros diminuem e pesam menos no bolso e no custo total desse imposto que costuma aumentar todo ano. E para saber se essa é uma boa opção, basta realizar os cálculos dos valores com juros e sem juros.

Você também precisa estar atento ao valor das taxas de juros dos parcelamentos. Lembre-se que a incidência de juros pelo governo só acontece quando se opta por parcelar uma conta que poderia ser paga à vista. E sempre que isso acontece, as taxas são cobradas em cada parcela.

Quando pagar o IPTU e IPVA à vista?

Antes de pagar o IPTU e IPVA à vista, você precisa ter em mente que essa decisão depende dos seus hábitos financeiros. É isso mesmo que você leu!

Para que você possa tomar a melhor decisão para o seu bolso, é necessário avaliar o seu atual comportamento financeiro. Pense se você tem se preparado para essas duas despesas de início do ano e se juntou dinheiro para pagá-las de forma tranquila.

Se você tem dinheiro para ambas as contas, a melhor opção é pagar as duas à vista. Assim você garante o desconto dos dois impostos e não paga juros a mais pelo parcelamento.

Mas caso você tenha dinheiro somente para uma conta, avalie qual é a que vai te dar um maior desconto no pagamento à vista e qual você será cobrado menos juros. Faça as contas, analise e avalie qual é a melhor opção para o seu bolso.

Lembre-se que os descontos tanto do IPTU quanto do IPVA variam de acordo com cada estado, variando, geralmente, entre 3% e 8% do valor total.

Mas se você ainda quer aproveitar os descontos e tem dinheiro investido, pode usá-lo para realizar os pagamentos. Há ainda quem aposta no empréstimo pessoal para pagar os impostos à vista. Independentemente de qual seja a sua opção de pagar o IPTU e IPVA, você precisa sentar e analisar com cuidado e calma, para não se arrepender depois.

Agora que concluiu a leitura, confira se vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas.