Como fazer renda extra dando aulas particulares?

Sabia que é possível ganhar dinheiro compartilhando seus conhecimentos? Estamos falando da possibilidade de fazer renda extra dando aulas particulares! Além de muitas pessoas precisarem de reforço em diversas áreas, é possível ensinar através de plataformas online.

Anúncios

O reforço escolar sempre foi uma alternativa para professores que querem complementar a renda, afinal, sabemos que a categoria costuma receber muito pouco, infelizmente. No entanto, não é necessário ter uma formação específica para ingressar na área.

Se a ideia de ganhar dinheiro extra através de aulas particulares lhe parece interessante, prossiga com a leitura!

Entenda seus temas de interesse

Sabia que para ensinar você apenas precisa saber um pouco mais do que quem é seu aluno? Muitas pessoas ficam travadas em dar aulas por acreditarem que ainda não sabem tudo, mas isso não é um problema.

É possível dar aulas em diversos segmentos, como por exemplo: de informática para pessoas mais velhas, de reforço para crianças que estão no ensino infantil, de idiomas, para preparação de concursos ou vestibulares… certamente há algo que você possa ensinar.

Anúncios

Há também as aulas de atividades complementares, como pintura, costura, culinária… as possibilidades são infinitas e deve existir um assunto em que você é muito bom. Por isso, não se prenda caso não tenha formação como professor, é possível aderir às aulas particulares mesmo assim.

Trabalhe networking 

Depois que você entender quais são seus temas de interesse, é hora de divulgar o serviço. Nesses casos, quanto maior sua rede de contatos, mais fácil é vender. Aproveite suas redes sociais e anuncie a novidade e, além disso, conte aos parentes amigos que você tem horários disponíveis. O boca a boca ainda costuma funcionar muito bem.

Além disso, hoje já existem plataformas online com a finalidade de divulgar professores. Além de ser uma forma mais fácil de captar clientes, você pode trabalhar sem sair de casa que, na pandemia, se tornou essencial, certo?

Algumas das opções disponíveis são:

Atenção aos detalhes

Depois de escolher as plataformas e conseguir o primeiro cliente é muito importante pensar na entrega da sua aula. Alguns detalhes fazem toda a diferença para o aluno e são determinantes para fidelizar a clientela ou não. 

Caso opte pelas plataformas online, verifique se a sua conexão de internet é compatível com as reuniões. Não tem nada pior do que assistir uma aula que trava o tempo todo, certo?

Se possível, elabore também materiais complementares que ajudarão o aluno a absorver o que foi ensinado. Resumos, exercícios e checklists costumam ser ótimas opções de fixação. Não esqueça, ainda, de se mostrar disponível para responder às dúvidas. Isso faz muita diferença.

Como você viu, fazer renda extra dando aulas particulares é uma opção viável para a maioria das pessoas, desde que encontrem algum assunto que possam ensinar.