8 hábitos que contribuem para a demissão

Ninguém gosta de ser demitido, né? Se você também busca formas de manter o seu emprego, vem conferir 8 hábitos que contribuem para a demissão para você evitar!

Anúncios

Você já se viu naquela situação desconfortável de ser demitido do seu emprego e se perguntou: “O que eu fiz de errado?” Bem, a verdade é que algumas vezes, nós mesmos somos os responsáveis por nossa própria demissão. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a evitar esses deslizes no futuro!

No mundo competitivo de hoje, é crucial manter um emprego estável e bem-sucedido. E, acredite ou não, nossos hábitos pessoais podem ter um impacto significativo nisso. Então, se você quer manter sua carreira no caminho certo, continue lendo. 

No texto de hoje, vamos explorar alguns dos motivos que podem levar a uma demissão e como os colaboradores podem tomar medidas proativas para evitar essas circunstâncias. O objetivo é contribuir para que a trajetória profissional dentro da empresa seja longa e bem-sucedida.

Vamos explorar 8 hábitos que podem contribuir para sua demissão e como você pode evitá-los para garantir um futuro profissional mais brilhante.

8 hábitos que contribuem para a demissão de um colaborador

8 hábitos que contribuem para a demissão | Reprodução: Internet

Com certeza você já ouviu falar que existem inúmeras razões pelas quais uma empresa pode decidir encerrar o contrato de um de seus colaboradores. Não é segredo que além das demissões por justa causa, que ocorrem quando um funcionário comete erros graves ou desrespeita as políticas da empresa, há diversas outras situações que podem levar alguém a perder seu emprego.

Anúncios

Aqui, vamos abordar 8 hábitos bastante comuns que podem resultar na sua saída da empresa. Continue lendo para entender melhor essas situações e como evitá-las.

Falta de Pontualidade

Começando por um motivo que costuma causar bastante dor de cabeça entre os gestores das empresas: a pontualidade

Apesar de muitas empresas por aí aderirem a prática de horários mais flexíveis e serem mais maleáveis em relação a isso, a grande maioria ainda prioriza bastante essa questão.

Chegar atrasado com frequência pode ser um problema sério no ambiente de trabalho. Atrasos constantes demonstram falta de compromisso e respeito pelos colegas e pela empresa. Para evitar isso, estabeleça uma rotina de organização e planejamento para chegar sempre no horário.

Baixo Desempenho

Independente da área em que você atua, tenha em mente que o seu desempenho deve ser a sua prioridade. E ter um baixo desempenho é um dos hábitos que contribuem para a demissão.

Não cumprir metas, não entregar resultados satisfatórios e não se esforçar para melhorar o desempenho podem levar a demissão. É importante buscar feedbacks e desenvolver suas habilidades constantemente.

Má Atitude

Como você já deve saber, a grande maioria dos trabalhadores passa a maior parte dos seus dias no trabalho. Isso significa que é primordial que o clima dentro do ambiente de trabalho seja agradável.

Ter uma atitude negativa, reclamar constantemente, criar conflitos e não colaborar com a equipe podem ser comportamentos prejudiciais que afetam o ambiente de trabalho. Manter uma postura positiva, ser proativo e trabalhar bem com os colegas é fundamental.

Conflitos Constantes

8 hábitos que contribuem para a demissão | Reprodução: Internet

Outro ponto que está diretamente ligado ao tópico anterior – e que é um dos hábitos que contribuem para a demissão – são os conflitos constantes dentro da empresa.

Se envolver em conflitos frequentes com colegas ou superiores pode criar um ambiente tóxico no local de trabalho. É importante aprender a resolver conflitos de maneira construtiva e manter relações profissionais saudáveis.

Falta de Comunicação

Essa é uma dica para colocar em prática em todas as nossas áreas da nossa vida. Em todas as nossas relações, a falta de comunicação pode ser um problemão. E a vida profissional é uma dessas áreas.

Não comunicar adequadamente informações importantes, esconder erros ou problemas e não colaborar na troca de informações com a equipe podem prejudicar a empresa e levar à demissão. A comunicação eficaz é crucial para o sucesso no trabalho.

Falta de Iniciativa

Um dos atributos em um colaborador que faz os olhos de qualquer gestor brilhar é, sem dúvidas, ter iniciativa. E a falta de iniciativa também pode chamar a atenção, mas de forma negativa.

Não demonstrar interesse em aprender, crescer ou contribuir com ideias pode sinalizar falta de motivação e comprometimento. Empresas valorizam funcionários que são proativos, buscam soluções e estão dispostos a assumir responsabilidades.

Negligência com Tarefas

Como você já deve saber, todos os setores de uma empresa funcionam como uma grande engrenagem. Isso significa que cada um deve realizar suas tarefas para garantir o êxito das tarefas.

Deixar de cumprir responsabilidades, esquecer-se de prazos e não cuidar adequadamente das tarefas atribuídas podem prejudicar a empresa e a confiança dos superiores. Organização e responsabilidade são qualidades essenciais.

Afinal, ao negligenciar suas responsabilidades, você prejudica o seu trabalho e também compromete a rotina de trabalho dos seus companheiros.

Ou seja: é, sem dúvidas, um dos hábitos que contribuem para a demissão de um colaborador.

Desonestidade

E por último, mas não menos importante, temos a prática de ações que possam ser entendidas como desonestas dentro da empresa.

Um dos pilares para estabelecer uma boa relação profissional entre gestores e funcionários é a honestidade. E quando algumas das partes age de forma desonesta, o resultado pode ser a demissão.

Cometer fraudes, mentir, roubar ou agir de forma antiética é inaceitável em qualquer ambiente de trabalho. A integridade é um valor fundamental e a quebra desse princípio pode levar a demissão e até ações legais.

Conclusão

Como deu para perceber ao longo do texto, estar ciente dos motivos que podem levar a uma demissão é o primeiro passo para evitá-la! E além de evitar essas práticas, lembre-se de manter um desempenho de alto nível, mantenha uma atitude positiva e esteja disposto a se adaptar às mudanças. Cultivar relações de trabalho saudáveis e eficazes também é essencial para quem trabalha em um ambiente com outras pessoas.

Lembre-se de que, embora nem todos os fatores estejam sob seu controle, você pode tomar medidas para tornar sua jornada na empresa o mais duradoura e bem-sucedida possível.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Cartão virtual: descubra os principais benefícios de usar