Instagram Stories: como utilizar no seu negócio?

Tem um negócio próprio e quer aumentar o alcance do seu negócio dentro das redes sociais? Então vem saber como usar o Instagram Stories nessa missão!

Anúncios

É cada vez mais comum encontrarmos perfis de negócios dentro do Instagram, né? Com o sucesso da rede social, é comum que os empreendedores invistam nessa ferramenta para potencializar suas vendas.

E uma ótima opção para quem quer explorar melhor a rede social e as ferramentas que ela oferece, o melhor caminho é o Instagram Stories!

Aqui, vamos reunir ótimos dicas para você colocar em prática no seu perfil e aumentar o seu engajamento dentro da rede social!

O que é o Instagram Stories?

Instagram Stories: como utilizar no seu negócio? | Reprodução: Expert Digital

O Instagram Stories é uma ferramenta que permite que você compartilhe fotos e vídeos curtos, geralmente com uma duração máxima de 15 segundos, com seus seguidores no Instagram. A peculiaridade é que essas histórias desaparecem automaticamente após 24 horas.

Em outras palavras, é uma maneira rápida e eficaz de compartilhar momentos efêmeros, atualizações do seu dia a dia e até mesmo um olhar nos bastidores da sua vida ou negócio.

Qual o segredo por trás do sucesso do Instagram Stories?

Apesar de ser praticamente impossível definir ao certo o segredo por trás de todo o sucesso do Instagram Stories, podemos destacar dois fatores que influenciaram diretamente na popularidade da ferramenta.

Anúncios

Uma delas foi justamente a rede social onde os Stories foram inseridos. Afinal, não é necessário ser o maior fã de redes sociais do mundo para saber que o Instagram é uma das plataformas mais populares do mundo. E por fazer parte dessa rede tão popular, o sucesso da ferramenta era quase garantido.

E outro ponto que pode nos ajudar a entender o sucesso do Instagram Stories é a semelhança com o seu principal rival na época de lançamento: o Snapchat!

Para quem não lembra, o Snapchat é uma rede social que fez bastante sucesso na época em que o Instagram Stories foi lançado. A rede social também tinha como foco os vídeos curtos e temporários e o Instagram Stories foi lançado justamente para concorrer diretamente com o Snapchat. Isso fez com que a ferramenta já conquistasse uma legião de faz quase automaticamente.

E desde o lançamento, o sucesso da ferramenta só cresceu e, com o passar do tempo, a ferramenta passou a ser utilizada para vender!

Como usar o Instagram Stories para o seu negócio?

Instagram Stories: como utilizar no seu negócio? | Reprodução: Meio & Mensagem

O Instagram Stories pode ser uma ferramenta poderosa para promover o seu negócio, criar engajamento com o público e aumentar a visibilidade da sua marca. Aqui estão algumas dicas sobre como usar o Instagram Stories para o seu negócio e aumentar suas vendas!

Mantenha a constância das suas publicações no Instagram Stories

Mantenha uma frequência constante nas suas publicações. A constância desempenha um papel essencial para quem quer conquistar uma base de seguidores interessados no seu produto ou serviço.

Ao manter uma programação regular de postagens, você não apenas permanecerá na mente do seu público, mas também lhes dará um motivo para continuarem verificando o que você compartilha.

Uma ótima recomendação é que você priorize a qualidade em vez da quantidade. Algumas marcas podem se beneficiar postando 10 stories por dia, enquanto outras podem achar que 1 story por semana é suficiente. Você pode criar um calendário de conteúdo para auxiliá-lo na antecipação e planejamento das suas postagens.

Use e abuse dos stickers que fazem parte do Instagram Stories

Os stickers são aquelas figuras que tornam as postagens mais interessantes e divertidas. E são elas que podem te ajudar a divulgar o seu negócio de uma forma mais descontraída. Além de deixar o seu conteúdo mais descontraído, esses stickers permitem que os seus seguidores consigam interagir melhor com o seu perfil

A seguir, separamos algumas das principais funcionalidades dos stickers no Instagram Stories para te ajudar a criar stories que vão conquistar a sua audiência. 

  • Inclua hashtags para que o seu story possa ser encontrado pelo tema por quem ainda não te segue;
  • Mudar o sticker de tamanho;
  • Usar stickers de localização, como clima da cidade onde você está ou horário em que o post foi realizado;
  • Crie enquetes com stickers para pedir a opinião dos seguidores sobre assuntos do interesse de sua marca e obter feedbacks rápidos da sua audiência.

Utilize enquetes e questionários para aumentar o envolvimento dos seus seguidores

Além de disponibilizar os adesivos de stickers, o Instagram oferece uma variedade de recursos adicionais, como enquetes, perguntas e testes.

Essas funcionalidades são projetadas para estimular a interação dos seus seguidores, incentivando-os a responder às perguntas que você faz ou a enviar suas próprias dúvidas.

Para criar uma enquete, pergunta ou teste, basta clicar no ícone de emoji e selecionar a opção desejada.

E para visualizar as respostas, é só deslizar o Stories para cima e obter os insights que a ferramenta irá te gerar!

Inclua legendas nos seus Stories

Uma dica que pode influenciar diretamente nos resultados do seu negócio dentro do Instagram Stories é utilizar legendas em stories onde você – ou alguém que trabalha com você – está falando sobre algo relacionado ao seu negócio.

Essa é uma ótima opção porque a grande maioria dos usuários do Instagram costumam passar pelos stories com o som desativado. Ou seja: com as legendas, você aumenta as chances de transmissão da sua mensagem para o seu público.

E além dessa questão da audiência, optar por legendar os seus stories possibilita que os seus conteúdos sejam mais acessíveis para todos os públicos, incluindo usuários com deficiência auditiva.

Produza materiais interessantes para a sua audiência

E por último, mas não menos importante: invista na qualidade do seu conteúdo. Dedique-se à criação de conteúdo que seja envolvente e atraente para o seu público.

Varie os tipos de conteúdo que você compartilha, considerando cenas dos bastidores, demonstrações de produtos e até mesmo conteúdo gerado pelos seus seguidores. Não hesite em explorar sua criatividade usando as ferramentas integradas do Instagram, como Stickers, filtros e Boomerangs.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Airbnb: entenda o que é e como funciona o aplicativo