Veja como se livrar das dívidas, mesmo ganhando pouco dinheiro

Como está seu saldo bancário hoje? Positivo ou negativo? O número de famílias com dívidas no Brasil bateu o recorde histórico em 2021, alcançando 67% da população.  Os dados provêm da pesquisa sobre o endividamento e inadimplência do consumidor conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Anúncios

Essa estatística deixa claro a importância de falar-se mais sobre educação financeira, assim como a necessidade de aprender a lidar com as dívidas da melhor forma. Será que vale a pena renegociar o que se deve ou melhor deixar para lá? É muito difícil se livrar do nome sujo? E como fazer isso?

Vale a pena renegociar dívidas?

Muitas pessoas acabam desanimando quanto à quitação das dívidas e as negligenciam, quando, na realidade, é viável renegociá-las para obter descontos e recuperar um histórico financeiro positivo.

Afinal, nós sabemos que estar devendo, além de resultar em diversas restrições de crédito, também mexe com a tranquilidade da família. Então, sim, vale a pena. 

O caminho a ser feito é entrar em contato com a credora para tentar um acordo. Mas, antes deste contato, é essencial que o devedor entenda muito bem seus gastos mensais, assim como os seus ganhos. Apenas dessa forma ele será capaz de definir quanto dinheiro poderá separar por mês para quitar a dívida.

Como se organizar para quitar dívidas?

Você já deve imaginar que a maior parte das dívidas adquiridas pelos brasileiros se dá em função de um principal motivo: falta de organização financeira. Infelizmente, são poucas as pessoas que tiveram acesso à educação financeira ainda na infância, o que resulta em adultos que não sabem controlar seus gastos.

Anúncios

Por isso, a grande virada de chave é essa: ter controle sobre o próprio orçamento. O primeiro passo é ter clareza sobre todo o dinheiro que entra e sai da sua conta. Você precisa estudar seus gastos e fazer ajustes para verificar qual é o valor que pode separar por mês para quitar a dívida.

Esse é o momento de pegar papel e caneta e anotar todas as dívidas com cartões de crédito, empréstimos, cheque especial, carnês, boletos e etc. Por outro lado, anote também todos os rendimentos do mês.

Depois de ter noção de todo o orçamento, é o momento de pensar em cortes que podem ser feitos, mesmo que provisoriamente. Você pode cancelar a TV a cabo por um tempo ou até mesmo reduzir os supérfluos do mercado. Caso seja necessário, pense em formas de adquirir renda extra para te ajudar neste processo de quitação das dívidas.

Como checar se meu nome está sujo?

Se faz muito tempo que você não checa a situação do seu CPF, é preciso fazer um levantamento sobre possíveis cobranças antigas. Esse é um passo importante para quem quer investir na renegociação de dívidas para ficar com o nome limpo.

Atualmente, é possível fazer toda a consulta pela internet.  V Isso significa que, para saber se você não tem restrições no seu nome, é necessário checar os três bancos de dados diferentes. 

Consulte a situação do seu CPF agora mesmo

Agora que concluiu a leitura você já conhece os passos mais importantes na hora de renegociar uma dívida. Comece a se organizar para ter mais tranquilidade nas finanças.