Realidade Virtual e Realidade Aumentada, o que é?

Em meio as tecnologias atuais, duas delas têm se destacado cada vez mais, a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA).

Anúncios

Ambas, segundo suas particularidades prometem transformar a maneira como interagimos com o ambiente ao nosso redor.

Dessa maneira, tais tecnologias tem como um objetivo principal proporcionar experiências inovadoras que antes pareciam pertencer apenas ao mundo da ficção científica.

Sendo assim, vamos te ajudar a compreender o que é realidade virtual e realidade aumentada, suas principais características, suas aplicações e as diferenças fundamentais entre elas.

Realidade Virtual

O que é Realidade Virtual?

A Realidade Virtual é uma tecnologia que cria um ambiente simulado digitalmente, permitindo que os usuários tenham experiências tridimensionais.

Sendo assim, quando utilizamos dispositivos como óculos de realidade virtual, somos transportados para um universo virtual, onde podemos interagir com elementos digitais como se fossem reais.

Anúncios

Principais Características:

Uma das características principais da realidade virtual é a sensação de presença, que faz com que os usuários sintam como se estivessem realmente presentes no ambiente simulado.

Sendo assim, através de estímulos visuais e auditivos cria-se uma ilusão convincente, que dá aos usuários a sensação de realidade.

Além disso, a interatividade é o principal recurso da Realidade Virtual, pois permite que os usuários manipulem objetos e participem ativamente do ambiente simulado.

Onde se utiliza a Realidade Virtual?

A realidade virtual pode ser utilizada em diversas áreas.

Mas seu principal público está na indústria de jogos, onde os óculos de Realidade Virtual proporcionam experiências de imersão, o que permite que os jogadores se sintam dentro do jogo.

Além disso, a realidade virtual vem sendo introduzida aos poucos na medicina, com simulações cirúrgicas, por exemplo.

E você pode encontrar a tecnologia até mesmo na educação, onde são possíveis visitas virtuais a lugares históricos e muito mais.

Realidade Aumentada

O que é Realidade Aumentada?

Enquanto a Realidade Virtual busca criar um ambiente totalmente novo e isolado, a Realidade Aumentada tem como objetivo sobrepor os elementos digitais ao mundo real.

Essa sobreposição geralmente visualizada através de dispositivos como smartphones, tablets ou óculos especiais, que combinam o ambiente físico e digital.

Principais Características:

A principal característica da Realidade Aumentada, como nome já diz, é a capacidade de ampliar a percepção do mundo real.

Sendo assim, a Realidade aumentada acrescenta informações virtuais, como gráficos, texto ou animações, à visão real do usuário.

Dessa maneira, ao contrário da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada não busca criar uma realidade.

Mas sim, aprimorar o mundo real, oferecendo uma experiência mais rica e contextualizada.

Onde se utiliza a Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada vem sendo utilizada em diversos setores.

Inicialmente, a realidade aumentada era associada ao mercado de entretenimento, no entanto, tem sido utilizada em processos de transformação digital nas Indústrias de Base Tecnológica.

Em indústrias, por exemplo, é possível conduzir treinamentos, simulações e até mesmo realizar manutenção de equipamentos e fazer controle remoto de produções.

O que é Bard do Google e como utilizar?
LEIA TAMBÉM

Além disso, outro setor que tem utilizado a Realidade Aumentada é o de reforma e na venda de imóveis.

Dessa maneira, os clientes conseguem ver, caminhar e interagir com o ambiente mesmo que ele não esteja totalmente pronto.  

Sendo assim, o cliente percebe como ficará o imóvel pronto, o que gera confiança e a expectativa pela compra.  

Qual a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

Embora as duas tecnologias tenham basicamente o mesmo objetivo de proporcionar experiências imersivas, existem diferenças cruciais que levam a prática de cada uma.

 A principal diferença está no modo como interagem com o ambiente ao redor.

Sendo assim, enquanto a Realidade Virtual cria um ambiente totalmente novo e isolado, a Realidade Aumentada complementa o ambiente real adicionando elementos digitais a ele.

Outra diferença significativa está na imersão, dessa maneira, na Realidade Virtual, os usuários são totalmente inseridos em um ambiente virtual, onde é possível perder a noção do mundo real ao seu redor.

No entanto, na Realidade Aumentada, a consciência do ambiente físico real preservada, pois elementos digitais são incluídos na visão real.

Conclusão

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada representam avanços significativos na integração entre o mundo digital e o mundo real.

Dessa maneira, enquanto a Realidade Virtual oferece experiências envolventes em ambientes totalmente virtuais, a Realidade Aumentada enriquece a realidade já existente.

No entanto, o mais interessante é que as duas tecnologias apresentam um potencial significativo em uma variedade de setores, que vão desde entretenimento e educação até saúde e indústria.

Sendo assim, fica claro que a exploração dessas novas tecnologias tem se tornado cada vez mais presentes no nosso cotidiano, e sua utilização de maneira responsável só tende a abrir portas para novas possibilidades.

Trends