Lista de compras do mês: dicas de como fazer a sua e economizar

Anúncios

Que tal descobrir como fazer sua lista de compras do mês e ainda descobrir excelentes dicas para conseguir economizar na sua?

Depois que nos tornamos adultos e temos nossas próprias vidas, é muito comum que a gente tenha que ter o controle de quase tudo e que a maioria das coisas dependem da gente ou de quem mora conosco, não é mesmo?

E se tem uma coisa que nós aprendemos (e aprendemos muito bem) é que tudo nessa vida tem custo e que qualquer coisa que fazemos demanda gastos. Então, é importante que você esteja sempre no controle do seu dinheiro e também dos seus gastos mensais.

Para manter esses gastos mensais sob controle e conseguir economizar é necessário que algumas medidas sejam tomadas, até porque não é tão fácil assim fazer mudanças em nosso dia a dia e conseguimos atingir isso.

Anúncios

Mas, existem algumas coisas que podemos fazer para conseguirmos alcançar o controle financeiro e até mesmo economizar aquele dinheirinho para comprar aquela coisa que a tanto tempo você almeja.

Em todas as áreas da vida é possível fazer pequenas mudanças para ajudar nisso e até mesmo nas compras mensais de casa. Você sabia que você consegue economizar no mercado do mês? 

Sabemos que cada vez que vamos ao mercado saímos pensando “não é possível que essas duas sacolas deram tudo isso” e realmente está cada vez mais difícil, mas se olharmos bem sempre há maneiras de economizarmos um pouco sem deixar de comprar tudo que precisamos.

E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. No decorrer do texto você vai entender o que é uma lista de compras do mês e como fazer a sua, além de algumas dicas que você pode aplicar e conseguir economizar um dinheirinho.

Vamos lá?

O que é a lista de compras do mês?

Lista de compras do mês: dicas de como fazer a sua e economizar
Lista de compras do mês: dicas de como fazer a sua e economizar | Reprodução: Terra

Uma lista de compras do mês, nada menos é do que uma folha (ou documento) que contém a relação de produtos e itens que você ou sua família precisam para passar aquele mês e ela deve ser feita com planejamento.

Geralmente, a lista é utilizada para facilitar o processo na hora de comprar, ajudando a garantir que nenhum produto seja esquecido e que as quantidades para o mês sejam certeiras.

Essa lista inclui uma variedade de itens, como alimentos, produtos de higiene, limpeza e outros itens essenciais para o lar. Ela é elaborada com base nas preferências e necessidades individuais, além de considerar o planejamento financeiro.

A lista de compras do mês auxilia na economia de tempo e dinheiro, pois evita compras impulsivas e a necessidade de ir ao mercado com frequência. Ela também ajuda a evitar o desperdício de alimentos, uma vez que os itens são escolhidos com mais cuidado e planejamento.

Como fazer uma lista de compras?

Para fazer uma lista das compras do mês que você e sua família precisam, você precisa seguir alguns passos como:

Avaliação das Necessidades

Revise o que você já possui em casa e faça uma lista de itens essenciais que você precisará ao longo do mês, como alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e outros produtos.

Verificação de Estoque

Confira seu estoque atual para evitar duplicação de itens. Marque o que você já tem em casa na lista.

Estimativa de Quantidades

Estime as quantidades necessárias com base na frequência de consumo e nas datas de vencimento dos produtos.

Orçamento

Defina um orçamento para suas compras mensais e ajuste sua lista de acordo com as suas restrições financeiras.

Organização da Lista

Organize a lista por categorias, como alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene, etc., para facilitar a compra no mercado.

Atualização Regular

Atualize a lista ao longo do mês, adicionando ou removendo itens conforme necessário.

Compras Planejadas

Ao ir às compras, siga a lista rigorosamente, evitando compras impulsivas.

8 dicas para economizar na hora de fazer sua compra do mês

Lista de compras do mês: dicas de como fazer a sua e economizar
Lista de compras do mês: dicas de como fazer a sua e economizar | Reprodução: Tua Casa

Agora que você já sabe como planejar sua lista de compras, está na hora de descobrir algumas dicas valiosas para começar a economizar agora mesmo.

Não vá ao supermercado com fome

Pode parecer bobagem, mas essa é uma dica muito valiosa. Sempre se alimente bem antes de ir ao mercado, pois quando estamos com fome e estamos em um lugar com comida, nossa atenção acaba indo para itens que não precisamos e o custo da compra aumenta.

Faça uma lista de prioridade

Você já terá sua lista de compras do mês, mas você pode destacar os itens que são a prioridade e que são necessidades no seu dia a dia, deixando as coisas mais supérfluas de fora. Essa é sempre uma excelente maneira de economizar.

Não leve as crianças

Evite fazer as compras do mês acompanhado das crianças, pois caso você leve, é muito provável que você gaste mais do que estava esperando, pois a criança não tem noção de valores e vai acabar pedindo coisas que não estão na lista.

Aproveite o dia de promoções

A maioria dos mercados sempre tem o dia das promoções, então aproveite ele para ir ao mercado e perceba uma grande diferença no valor final da sua compra.

Avalie os mercados da região

Sempre avalie os preços dos supermercados da sua região antes de fazer sua compra do mês, pois muitas vezes vamos no primeiro mercado que vemos e os valores são maiores do que um competidor da região.

Defina um orçamento

Assim como demos essa dica na hora de montar a lista, é importante que você tenha um orçamento definido antes de ir às compras e tentar não ultrapassar dele para que não te complique financeiramente.

Faça um cardápio para a semana

Outra dica valiosa é sentar e definir qual será o cardápio daquela semana ou daquele mês, pois dessa forma você sabe exatamente do que precisa e não irá comprar itens desnecessários que irão fazer aniversário dentro do seu armário.

Avalie fazer compras em atacado

Muitos atacados oferecem preços menores em produtos de maior tamanho ou em maior quantidade, então é sempre uma boa avaliação a se fazer, pois no final das contas a diferença acaba sendo grande.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Confira cinco orientações para aproveitar ao máximo suas compras na Black Friday.

Trends