Contas Digitais
  • Maison
  • Avantages gouvernementaux
  • Blog
  • Entrepreneuriat
  • Opportunités

IPTU et IPVA : en espèces ou en plusieurs versements ?

O início do ano chegou e com ele surgem as contas dos impostos, como o IPTU e o IPVA, que precisam ser pagos logo no primeiro mês do ano. E esse é um dos motivos que faz com que o início do ano seja bastante conturbado para muitos brasileiros.

Annonces

Além disso, a falta de um planejamento financeiro pode atrapalhar muito os contribuintes e acabar acarretando em dívidas ao longo do ano. E isso acontece por não saberem qual conta é preciso pagar primeiro e como escolher a forma de pagamento ideal.

Quando se trata de IPTU e IPVA, uma das questões mais comuns diz respeito à escolha entre efetuar o pagamento integral ou dividido em parcelas, e qual dessas alternativas é mais vantajosa. Esse questionamento surge por conta dos outros compromissos dessa época do ano, como matrícula, material escolar e as despesas em geral.

O que muitas pessoas acabam fazendo é se baseando na própria opinião para realizar os pagamentos, sem pensar se é a melhor opção ou não. Como determinar se é mais apropriado quitar o IPTU e o IPVA de uma só vez ou optar pelo parcelamento?

Annonces

Calma que o Conta Corrente vai te ajudar com essa questão! Confira a leitura!

IPTU e IPVA: fatores a considerar ao optar pelo pagamento

A primeira consideração a ser feita ao escolher entre o pagamento integral ou parcelado do IPTU e IPVA é a disponibilidade de descontos vantajosos no pagamento total desses tributos.

Algumas cidades costumam dar descontos para os contribuintes que pagam o IPTU à vista. Caso ele seja um percentual considerado alto, vale a pena pagar o valor integral do imposto.

Já no caso do IPVA, se o desconto for de no mínimo 3% para o motorista, por exemplo, o custo total do pagamento à vista sairá bem mais em conta do que se você parcelar. É no parcelamento onde costuma incidir os juros aplicados pelo governo de cada estado.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração pelos brasileiros é o número escolhido de parcelas. Para o IPTU, deve-se analisar quantas parcelas devem ser pagas para realizar a quitação do valor e verificar, ainda, se existe a possibilidade de pagar uma parte à vista e a outra parcelada.

Caso a resposta seja sim, os juros diminuem e pesam menos no bolso e no custo total desse imposto que costuma aumentar todo ano. E para saber se essa é uma boa opção, basta realizar os cálculos dos valores com juros e sem juros.

Você também precisa estar atento ao valor das taxas de juros dos parcelamentos. Lembre-se que a incidência de juros pelo governo só acontece quando se opta por parcelar uma conta que poderia ser paga à vista. E sempre que isso acontece, as taxas são cobradas em cada parcela.

Quando pagar o IPTU e IPVA à vista?

Antes de pagar o IPTU e IPVA à vista, você precisa ter em mente que essa decisão depende dos seus hábitos financeiros. É isso mesmo que você leu!

Para que você possa tomar a melhor decisão para o seu bolso, é necessário avaliar o seu atual comportamento financeiro. Pense se você tem se preparado para essas duas despesas de início do ano e se juntou dinheiro para pagá-las de forma tranquila.

Se você tem dinheiro para ambas as contas, a melhor opção é pagar as duas à vista. Assim você garante o desconto dos dois impostos e não paga juros a mais pelo parcelamento.

Mas caso você tenha dinheiro somente para uma conta, avalie qual é a que vai te dar um maior desconto no pagamento à vista e qual você será cobrado menos juros. Faça as contas, analise e avalie qual é a melhor opção para o seu bolso.

Lembre-se que os descontos tanto do IPTU quanto do IPVA variam de acordo com cada estado, variando, geralmente, entre 3% e 8% do valor total.

Mas se você ainda quer aproveitar os descontos e tem dinheiro investido, pode usá-lo para realizar os pagamentos. Há ainda quem aposta no empréstimo pessoal para pagar os impostos à vista. Independentemente de qual seja a sua opção de pagar o IPTU e IPVA, você precisa sentar e analisar com cuidado e calma, para não se arrepender depois.

Agora que concluiu a leitura, confira se vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas.

PrécédentEst-il possible d'obtenir un prêt auprès de Caixa avec un mauvais historique de crédit ?
SuivantQuel est le meilleur prêt pour MEI ?
Écrit par Redação Contas Digitales Mis à jour le 18 octobre 2023
  • Sujets
En rapport
  • Fichiers importants manquants ? Découvrez comment les récupérer sur votre téléphone dès aujourd'hui !
  • Libérez de la mémoire, accélérez les performances et protégez votre téléphone MAINTENANT !
  • Votre batterie se décharge rapidement et votre téléphone se bloque ? Découvrez comment résoudre ce problème en quelques minutes !
  • Récupérez vos photos et fichiers perdus
Les tendances
1
Votre téléphone portable se bloque, il est plein de publicités et votre batterie est faible ? Résolvez-le MAINTENANT
2
Rencontres sans lendemain, sérieuses ou amicales ? Rencontrez quelqu'un dès maintenant.
3
Rencontrez quelqu'un d'extraordinaire à quelques mètres de chez vous ! Rendez-vous maintenant !
4
Ces entreprises embauchent et paient à partir de $20 de l'heure. Découvrez comment vous inscrire !

Mention légale

Nous tenons à vous informer qu'il s'agit d'un site Web totalement indépendant, qui ne demande aucun type de paiement pour l'approbation ou la libération des services. Bien que nos rédacteurs s'efforcent continuellement de garantir l'exhaustivité et l'actualité des informations, nous soulignons que notre contenu peut parfois devenir obsolète. De plus, en ce qui concerne les publicités, nous avons un contrôle partiel sur ce qui est affiché sur notre portail, nous ne sommes donc pas responsables des services fournis par des tiers et proposés via les publicités.

Liens utiles
Liens utiles
  • Blog
  • Contactez-nous
  • politique de confidentialité
  • Conditions d'utilisation
  • Qui nous sommes
Parcourir
Parcourir
  • Maison
  • Avantages gouvernementaux
  • Blog
  • Entrepreneuriat
  • Opportunités

© 2025 Comptes numériques - Tous droits réservés