Como superar uma demissão inesperada: confira 10 dicas

Poucas situações na vida pegam as pessoas tão desprevenidos quanto uma demissão inesperada. Vem saber como superar esse momento e dar a volta por cima!

Anúncios

Acredito que a grande maioria dos brasileiros já passou pelo processo de desligamento de uma empresa, né? Seja algo que partiu do colaborador ou até mesmo algo decidido pela empresa, não dá para negar que esse processo mexe muito com a nossa vida.

E esse impacto se potencializa ainda mais quando estamos falando de uma demissão inesperada. Sabe aquela que vem no meio de uma quarta-feira depois do almoço? É desse nível de inesperado que estamos falando. Sejam eles positivos ou negativos.

É claro que a sensação pode variar de pessoa para pessoa e de situação para situação. Por exemplo: uma pessoa que está trabalhando em um emprego totalmente tóxico e que está lhe fazendo mal pode enxergar essa situação como algo positivo, tornando uma demissão inesperada algo benéfico.

Mas a verdade é que, nessa hora, a sensação de que o seu mundo está desabando é quase inevitável. Se você – como a grande maioria dos brasileiros – é uma pessoa que possui planos e responsabilidades, a sensação de incerteza quanto ao seu futuro é inevitável.

Dito isso, nós decidimos criar um conteúdo especial focado na demissão inesperada. Aqui, vamos reunir as melhores dicas e conselhos para te ajudar a superar esse momento e usar essa experiência para te motivar a seguir em frente!

Anúncios

Como superar uma demissão inesperada? Confira 10 dicas para te ajudar nesse momento tão incerto

Como superar uma demissão inesperada: confira 10 dicas
Como superar uma demissão inesperada: confira 10 dicas | Reprodução: Bicalho Advocacia

Superar uma demissão inesperada pode ser um desafio emocional e profissional, mas é possível transformar essa experiência em uma oportunidade de crescimento.

A seguir, preparamos 10 ótimas dicas para quem quer superar uma demissão inesperada e, parafraseando o velho ditado, quer levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima!

Antes de mais nada, permita-se sentir suas emoções

O primeiro passo na hora de superar uma demissão inesperada é entender o que está acontecendo e, acima de tudo, sentir suas próprias emoções. 

É importante reconhecer e aceitar suas emoções. Não tente suprimir sentimentos de tristeza, frustração ou raiva. Permitir-se sentir essas emoções é o primeiro passo para processá-las e seguir em frente de maneira saudável.

Avalie sua situação financeira

O segundo passo é calcular a sua situação financeira para se adequar a esse novo momento.

Para isso, é importante fazer um levantamento de suas finanças pessoais. Calcule quanto tempo você pode sobreviver com suas economias ou outras fontes de renda. Isso lhe dará uma ideia do tempo que você tem para procurar um novo emprego sem se preocupar com as despesas básicas.

Afinal, por mais que o seu principal desejo seja conquistar um novo emprego, não é possível saber quanto tempo isso irá demorar. Por isso essa avaliação é tão importante.

Reflita sobre sua carreira

Um passo muito importante e que pode te ajudar a dar uma guinada na sua vida pessoal é avaliar sua carreira.

Use este período para refletir sobre sua carreira anterior. Pergunte a si mesmo se estava satisfeito com sua trajetória profissional, se estava alinhado com seus valores e metas. 

Isso ajudará você a definir seus objetivos para o futuro.

Atualize seu currículo e perfil online

Chegou a hora de começar a seguir os passos mais práticos. E o primeiro deles é atualizar a sua presença online.

Por isso, lembre-se de revisar e atualizar seu currículo. Destaque suas realizações, responsabilidades e habilidades relevantes. Além disso, atualize seus perfis em redes profissionais, como o LinkedIn, com informações precisas e uma foto profissional.

Desenvolva habilidades

Que tal aproveitar esse tempo ‘livre’ e buscar se desenvolver profissionalmente?

Use seu tempo para desenvolver ou aprimorar habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho, tanto na área em que você atua quanto em áreas que você almeja entrar.

Isso pode incluir cursos online, certificações ou projetos pessoais que demonstram suas habilidades. Além de adquirir ótimos conhecimentos e crescer profissionalmente, você irá enriquecer o seu currículo.

Mantenha uma rotina

Não é porque você perdeu o emprego que você vai desanimar, né? 

Para isso, ter uma rotina diária vai te ajudar a manter o foco e a disciplina. Isso inclui acordar cedo, definir metas diárias, reservar tempo para a busca de emprego, exercícios físicos e intervalos regulares para descanso.

Cuide da sua saúde mental e física

Como já falamos aqui, esse momento pode ser bem estressante. E isso pode acabar comprometendo a sua saúde em diversos aspectos.

Para te ajudar nessa, a dica é: pratique atividades que promovam o bem-estar, como exercícios, meditação, ioga ou terapia, se necessário. Cuide da sua saúde como um todo para ter energia e confiança na busca por emprego.

Considere outras oportunidades

Como superar uma demissão inesperada: confira 10 dicas
Como superar uma demissão inesperada: confira 10 dicas | Reprodução: Vecteezy

Que tal explorar novos caminhos e oportunidades para o seu futuro profissional?

Use esse tempo para explorar diferentes caminhos profissionais. Considere setores ou funções que você ainda não havia explorado. Pode ser uma oportunidade para encontrar algo que o apaixone ainda mais.

Seja paciente

Por mais que você se esforce na busca de um novo emprego, essa tarefa pode ser mais demorada e desafiadora do que gostaríamos.

Por isso, é importante manter a paciência e a perseverança, mesmo quando você enfrentar rejeições. Cada candidatura e entrevista são oportunidades de aprendizado!

Busque ajuda profissional

E por último, mas não menos importante: se você estiver enfrentando dificuldades emocionais significativas devido à demissão, não hesite em procurar a ajuda de um terapeuta ou psicólogo.

Eles podem fornecer orientação e suporte para lidar com o estresse e a ansiedade da melhor forma possível.

Conclusão

E aí? Gostou das nossas dicas para te ajudar a superar uma demissão inesperada?

Como destacamos ao longo do texto, todo mundo sabe que ser demitido de uma hora para a outra não é nada fácil. Mas é necessário que você tenha em mente uma coisa: não é o fim do mundo!

Com as dicas que você acabou de descobrir e dedicação, você conseguirá se recolocar no mercado de trabalho e sua vida voltará aos eixos.

E se você conhece alguém que está passando por um momento como esse, não esqueça de compartilhar esse material com essa pessoa! Quem sabe você não ajuda a mudar o futuro dessa pessoa!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também 8 hábitos que contribuem para a demissão