Como economizar com alimentação? Veja 6 formas simples

Infelizmente, o preço dos alimentos está cada vez maior. A cada ida ao supermercado há uma surpresa diferente.

Anúncios

Dependendo do item, o preço pode até dobrar entre uma visita e outra. Todos esses fatores acenderam um alerta vermelho: o de encontrar formas de economizar com alimentação.

Quando nos tornamos mais conscientes do que consumimos diariamente, fica mais simples perceber desperdícios e gastos desnecessários. Continue a leitura e veja 6 formas simples de economizar com alimentação.

1. Aproveite o dia da promoção

Já reparou que os mercados costumam ter dias específicos de desconto? Dia da carne, dia do hortifruti, dia dos laticínios… todas essas são oportunidades para gastar menos. Por isso, mapeie na sua região quais são os dias de desconto nos supermercados e tente se programar para comprar na melhor data.

Alguns descontos realmente valem a pena, como costuma ser o caso da carne, que tem ficado mais cara a cada dia. Apenas tome cuidado para não tornar as idas ao mercado uma oportunidade de gastar desnecessariamente com outras coisas. Nesse caso, a lista de compras deve ser sua melhor amiga.

2. Consuma legumes e frutas da época

Você já deve ter notado como o preço dos alimentos fora de época sobem, né? Uma ótima forma de economizar é estar atento aos legumes, verduras e frutas da estação. Por conta das boas condições climáticas e da abundância de produtos, esses itens costumam estar muito mais baratos.

Anúncios

Nesses casos, seja criativo e faça leves adaptações nas receitas para que o preparo fique mais em conta. Certamente você perceberá a diferença. 

3. Utilize sobras de comida

Chega de jogar comida fora. A chave para economizar com alimentação é evitar o desperdício. Uma delas é aproveitando todas as sobras. Bagaços e sementes, por exemplo, não precisam ir para o lixo. Busque receitas com esses ingredientes e passe a aproveitar a totalidade dos ingredientes.

Se no fim da semana sua geladeira fica cheia de potinhos, também há uma forma de usá-los. Sobras de carnes e vegetais dão um ótimo recheio para omeletes e tortas. Outra opção é reservar um dia da semana para servir as sobras, ao invés de preparar um novo prato.

4. Escolha mercados atacadistas

Outro ponto de atenção é o local onde você compra seus alimentos. Pequenas mercearias e padarias podem ser um grande ralo de dinheiro, sem que nos demos conta. Se você comprar um litro de leite na padaria, por exemplo, todos os dias, pode estar desembolsando até 30% a mais em comparação com o supermercado.

Falando em mercado, provavelmente você já deve ter percebido que os preços variam bastante de uma loja para a outra. Aqui, a dica é tentar focar nos atacadistas, principalmente para comprar itens em maior quantidade, que podem ser estocados.

5. Congele alimentos

Lembra da dica dos alimentos da época? E a das sobras? Todas elas fazem ainda mais sentido quando se aprende a congelar. Dessa forma é possível ter alimentos variados na geladeira o tempo todo. Frutas congeladas, por exemplo, são excelentes para vitaminas e geleias. 

6. Cozinha em casa

Se tem alguma coisa que atrapalha a economizar com alimentação, essa coisa é o delivery. Coloque na ponta do lápis quanto custa preparar em casa o almoço da família por uma semana e depois veja o valor em um restaurante. Você vai se surpreender. 

Para sempre cozinhar em casa é muito importante ter planejamento. Já o delivery de comida pode ficar para o fim de semana ou ocasiões específicas. 

Trends