Como aumentar o engajamento e interação dos meus seguidores nas redes sociais

Você quer saber como aumentar o engajamento e interação dos seus seguidores nas suas redes?

Anúncios

Isso vai fazer a diferença entre ter uma rede social movimentada, alegre e com bastante visibilidade, curtidas e comentários, ou simples ter uma rede aberta e morta, sem interatividade.

Em suma, o engajamento com os consumidores deve ser considerado como um dos principais meios para o planejamento de marketing digital.

Dessa forma, a busca pela atenção das pessoas é frequente e representa o sucesso na convivência entre consumidores e empresas.

Por isso, se você deseja atingir um certo nível de envolvimento com o seu público, será necessário colocar em prática algumas ações.

Neste artigo será destacado algumas dicas para você conseguir aumentar o engajamento e interação nas redes sociais com os seus seguidores.

Anúncios

O que é engajamento e interação nas redes sociais?

Para aumentar o engajamento e interação dos seus seguidores nas redes sociais, você pode, por exemplo, dar algum tipo de prêmio para os mais engajados.

Em primeiro lugar, o engajamento tem a ver com um relacionamento de confiança e empatia entre o seu público e você.

Ou seja, o seu público ou consumidor, gosta e consome naturalmente a sua marca, se identificando com as postagens e produtos, e consequentemente será um cliente a longo prazo.

Nesse sentido, o engajamento acontecerá quando as pessoas começarem a se comunicar e curtir seus conteúdos, além de comentar e responder a tudo que você postar.

Essa situação representa um nível importante de envolvimento entre a sua rede e o consumidor.

Além disso, no marketing digital, os números são essenciais, contudo esses números podem ser sem expressão se não forem bem conduzidos.

Por exemplo, não é muito significativo ter vários seguidores nas suas redes, e eles não interagirem ou visualizar as suas publicações.

Por isso, é essencial haver um relacionamento de proximidade, contando que a interação com o seu conteúdo é o ponto de partida.

+ Descubra como proteger seu Instagram com 5 dicas importantes

Aumentar o engajamento e interação nas redes: como conseguir?

Como conseguir deixar as suas redes sociais mais movimentadas e atrativas para as pessoas que te seguem?

1. Você conhece o seu público?

Como primeira dica, há uma pergunta a se fazer, você conhece o seu público, quem são as pessoas que te seguem?

Em suma, como uma pessoa vai se comunicar e fornecer conteúdos que sejam relevantes sem conhecer quem estará consumindo esse conteúdo?

Dessa maneira, o primeiro passo a dar é além de conhecer quem te segue, definir um público-alvo, e para isso a muitas questões a serem levadas em conta como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Região geográfica;
  • Classe social;
  • Religião entre outras situações.

Quando essas características são cuidadosamente avaliadas, será possível definir um público alvo e desenvolver conteúdos pontuais.

Desse modo, você vai estar tomando um passo importante para conseguir aumentar o engajamento e interação nas redes.

+ Veja qual é a diferença entre público-alvo e persona

2. Forneça e compartilhe conteúdos que sejam relevantes para o seu público 

As pessoas que utilizam as mídias sociais consomem uma enorme quantidade de conteúdos, apenas rolando o dedo para cima e para baixo.

Dessa forma, entre uma infinidade de material disponível, para você se destacar será necessário compartilhar e oferecer algo de qualidade, que faça a pessoa se envolver.

Assim, conforme o seu público, basta fornecer conteúdos que impactem a imagem da sua rede.

Por isso, antes de postar qualquer coisa, revise, repense. Caso poste algo irrelevante, com certeza gerará um impacto negativo na sua rede.

+ Veja como usar o Instagram Stories no seu negócio

3. Se engaje com o público 

Se você deseja aumentar o engajamento de seu público, será essencial interagir com eles.

Afinal as redes sociais não se constituem em uma via de mão única, é preciso construir e incentivar as pessoas para que elas se envolvam.

Vale destacar que quando alguém reagiu ou comentou algo que você postou, aquela pessoa se esforçou para ver o seu conteúdo e reagir a seus pensamentos.

Em seguida, é sua vez de responder fazendo com que essa pessoa possa, além de voltar a interagir com você, trazer mais gente para a sua rede.

Assim, conforme a sua conta vai crescendo, ela vai recebendo mais comentários, chegará um momento que não será mais possível responder a todos.

Mas, mesmo não podendo responder a todos, você pode mostrar que se importa, curtindo os comentários que não conseguir ler, mas sempre responda o máximo possível.

Se deseja aumentar o engajamento e interação nas redes, essa é umas das formas.

4. Replique sua publicação de melhor desempenho 

Que tal dar uma olhada nas suas melhores publicações dos últimos meses e ver se tem algo comum entre elas.

Você pode descobrir que vídeos ou fotos com efeitos tem muitas curtidas, ou talvez as pessoas estejam curtindo mais postagens, ou Reels com música de fundo.

Dessa forma, procure utilizar o painel do Instagram para encontrar seus melhores posts, e depois procure por semelhanças entre os posts para usar no futuro.

5. Use os stories do Instagram a seu favor 

O Instagram dispõe de vários stickers que podem aumentar o engajamento e interação nas redes, através dos stories.

Sempre que alguém reage com esses stickers, isso conta como sendo engajamento.

Por isso, você pode utilizar o stickers ou adesivos em português, para fazer enquetes e quizzes para que seu público te faça perguntas.

Isso pode ser muito divertido se a pessoa usar a criatividade, fazendo questões de adivinhações, entre outras questões.

Vale destacar que umas das tendências do insta envolve justamente o uso do stickers.

Portanto, utilize essa ferramenta para fazer desafios e incentivar os seus seguidores a se envolverem com a sua rede.

6. Produza conteúdos em diferentes redes sociais 

Para aumentar o engajamento e interação nas redes, você terá que entender que o público do Facebook não é totalmente o mesmo no Instagram, Tik Tok ou qualquer outra rede social.

E isso pode ser usado a seu favor, com um campo maior será preciso produzir conteúdo considerando cada público em diferentes redes sociais.

Por isso, não tenha medo de colocar postagens promocionais em redes com Tik Tok, para incentivar e atrair mais seguidores.

7. Produza conteúdos em vídeos curtos 

Produza conteúdos em formato mais curtos, esse tipo de produto é o mais envolvente no feed.

Ou seja, seria bom optar por essa estratégia no Instagram, mudando a direção por conteúdos mais rápido, simples e, ao mesmo tempo, impactantes.

Os Reels, por exemplo, serão essenciais para aumentar a participação na rede.

Conclusão 

Para aumentar o engajamento e interação nas redes, é preciso um combo de ações e medidas pontuais.

Não se esqueça que as redes sociais são um mundo completamente diferente do mundo físico, as pessoas assumem outras posturas e comportamentos.

Por isso, é essencial você entender como elas se comportam nesse mundo, para alcançá-las da melhor forma possível.

+ Como usar as redes sociais para conquistar clientes?