Alexa ou Google Assistente: qual assistente virtual escolher?

Alexa ou Google Assistente: qual escolher? Chegou a hora de descobrir o assistente virtual perfeito para você e para o seu dia a dia!

Anúncios

Com tantas tecnologias surgindo, nós até nos perdemos na hora de escolher uma melhor, não é? E se isso já acontece até com celulares que são algo que sempre estiveram em nossas vidas, imagina quando o assunto é assistente virtual que surgiu a pouco tempo.

Mas hoje te explicaremos tudo sobre elas e falaremos quais são as vantagens de cada uma para você escolher a sua com sabedoria.

Já parou para pensar que cada dia que passa uma nova tecnologia é lançada e que quando menos esperamos, ela já está aí rodando e popularizando-se pelo mundo e percebemos que ficamos para trás em algumas coisas?

Mas é claro que não devemos nos culpar por não estarmos totalmente ligados em todos os lançamentos porque é quase impossível com tudo que temos que fazer em nosso dia, como trabalhar, estudar, cuidar da casa e muitas outras coisas.

Porém, uma coisa que chegou a algum tempo e tem sido um grande sucesso por ser realmente bem útil são as assistentes virtuais, sendo as mais conhecidas Alexa e Google Assistente.

Você já deve ter ouvido falar de alguma delas, mas talvez não saiba exatamente quais são as suas funções e nem mesmo se adquirir uma pode ser uma boa ideia.

Anúncios

Mas sim, é uma boa ideia, porque elas realmente são bem úteis para o dia a dia e podem fazer mais coisas do que podemos imaginar, além de servirem como auto falante para ouvir suas músicas favoritas, o que é um dos motivos delas terem se tornado tão populares.

No decorrer do texto de hoje nós iremos te contar tudo que você precisa saber sobre a Alexa e sobre o Google Assistente e também vamos te falar quais são as vantagens em ter uma ou outra para que você possa sair daqui e ir direto comprar a que você gostar mais. Vamos lá?

O que é uma assistente virtual?

Alexa ou Google Assistente: qual assistente virtual escolher?
Alexa ou Google Assistente: qual assistente virtual escolher? | Reprodução: Techtudo

Para você que ainda não conhece o termo assistente virtual, fique tranquilo, pois iremos te contar tudo sobre o que é essa invenção que vai se tornar sua melhor amiga.

O assistente virtual nada menos é do que um software que irá responder os seus comandos de voz e cada um tem a própria palavra que a aciona como: Alexa, Ok Google e Siri, além de muitos outros. Lembrando que esses citados são os exemplos mais simples e mais comuns de você encontrar na casa das pessoas, porém existem assistentes virtuais mais evoluídos.

Inclusive, existem assistentes virtuais que são capazes até mesmo de trancar sua casa, acender e apagar luzes (coisa que algumas das mais simples conseguem fazer também), fechar e abrir cortinas e controlar aparelhos como TV e controle remoto.

Toda função que uma assistente virtual é capaz de fazer é previamente conectada através de um celular e um aplicativo que permite que você faça as conexões que você desejar.

Nas assistentes virtuais mais simples que é o que falaremos hoje, é possível você controlar luzes da sua casa, pedir que toque músicas ou podcasts, fazer perguntas como “temperatura do dia” ou aniversário de alguma celebridade.

Você também pode solicitar para sua assistente virtual que ela te lembre de algum compromisso ou mesmo que ela desperte em alguns minutos caso você coloque algo no forno. Você também pode pedir para ela adicionar algo na sua lista de compras para que você não esqueça quando for ao mercado.

Qual é melhor: Alexa ou Google Assistente?

Alexa ou Google Assistente: qual assistente virtual escolher?
Alexa ou Google Assistente: qual assistente virtual escolher? | Reprodução: Promobit

Quando falamos das duas assistentes virtuais mais famosas do Brasil, fica difícil definir qual das duas é a melhor ou mais apropriada, pois tudo irá depender do seu gosto e do que você deseja fazer com a sua. 

A assistente virtual do Google existe a bastante tempo e apesar de ter sido lançada no Brasil com uma certa demora em relação aos demais países, ela chegou antes da Alexa, mas quando a Amazon resolveu lançar a Alexa no Brasil trouxe um produto com uma tecnologia mais avançada.

Por conta disso, a Alexa acabou caindo no gosto do povo e se tornou a queridinha dos fãs de tecnologia, mas ambas possuem suas vantagens.

Ambas seguem com o mesmo propósito que é de facilitar a vida das pessoas com a resposta em voz, então nas duas você consegue dar um comando de voz que ela irá responder e fazer aquilo que você pediu.

Mas existem algumas diferenças dentro de cada função delas, então falaremos sobre elas para vocês.

Caixa de som

Tanto a Alexa quanto o Google Assistente tem modelos mais simples e os mais avançados que são os últimos lançamentos, então é claro que isso impacta na qualidade de cada uma delas.

Em questão de som, a Alexa é a que tem melhor qualidade, pois consegue tocar as músicas com toda qualidade possível, mas a caixa de som do Google tem mais sensibilidade a conseguir te ouvir com mais ruídos no ambiente.

Pesquisas na Internet

As duas são capazes de trazer respostas rápidas de assuntos diversos da internet e tem qualidade nessa parte, mas o assistente do Google consegue trazer mais riqueza de informações, além de trazer respostas mais completas, afinal ela é uma assistente do Google, não é mesmo?

Interação

Quando o assunto é interação, a assistente virtual da Amazon sai na frente, pois a Alexa tem uma voz mais natural e ela consegue até fazer piadas e sons que sejam engraçados para seus usuários, então ela consegue interagir de forma geral de forma bem mais natural do que a assistente do Google.

Apesar da assistente do Google também conseguir interagir, ela é mais robotizada, não apenas na voz, mas também na forma de falar.

Automatização doméstica

Se você quer automatizar a sua casa usando uma das assistentes, a Alexa é mais completa nesse aspecto, já que ela é capaz de compreender mais comandos complexos como ligar e desligar aparelhos de TV e luzes. 

Compatibilidade

No quesito compatibilidade, a Alexa também sai na frente, já que é muito difícil você encontrar um aparelho inteligente que não seja compatível com ela. Ela consegue se conectar desde aparelhos de marcas mais famosas até as mais desconhecidas do mercado.

Conclusão

Podemos notar então que apesar das duas serem boas, a Alexa se sobressai em mais pontos do que o Google Assistente, sendo a melhor assistente virtual, mas é claro que existem pessoas que gostam mais da do Google, pois vai do gosto de cada um.

Gostou desse conteúdo? Leia também Como compartilhar tela em chamada de vídeo no WhatsApp?

Trends