Sinal de Wi-Fi lento: veja 10 possíveis causas

Tem alguém sofrendo com sinal de Wi-Fi lento por aí? Talvez a gente possa te ajudar! Confira 10 possíveis causas para esse problema!

Anúncios

Hoje em dia, a grande maioria de nós depende do Wi-Fi para uma série de atividades, né? Seja para trabalhar, para estudar ou até mesmo para lazer – assistindo algum filme/série ou navegando nas redes sociais – o sinal de Wi-Fi já faz parte das nossas vidas.

Mas e quando essa ferramenta tão importante começa a apresentar lentidão no seu funcionamento? Se você vivenciou essa experiência , sabe bem o quanto isso pode afetar a nossa vida. 

E nesse momento, o nosso primeiro instinto é buscar as possíveis causas para o sinal de Wi-Fi lento e tomar as providências para resolver o problema, né?

Dito isso, será que você está por dentro das situações que podem prejudicar o seu sinal de Wi-Fi e deixá-lo lento? Eu aposto que você acha que sim, mas a resposta para essa pergunta pode te surpreender!

Para te dar uma mãozinha e te ajudar a identificar de uma forma mais fácil eventuais causas para esse problema técnico, tivemos a ideia de criar o conteúdo que você está prestes a ler!

Anúncios

Aqui, vamos falar um pouco mais sobre as possíveis causas por trás do mau funcionamento e lentidão do seu sinal de Wi-Fi.

Sinal de Wi-Fi lento: veja 10 possíveis causas

Sinal de Wi-Fi lento: veja 10 possíveis causas
Sinal de Wi-Fi lento: veja 10 possíveis causas | Olhar Digital

Imagine as seguintes situações: você está assistindo aquele filmaço na sua plataforma de streaming favorita e, bem no final, o filme tava e você fica sem saber o final! Ou então você está em uma reunião de trabalho online importantíssima para a sua carreira e, no instante em que você abre a boca para se apresentar, a chamada de vídeo trava e você fica sem conseguir falar com as outras pessoas que estão na call. Dá raiva só de pensar, né?

E essas duas situações contam com um elemento em comum: o sinal de Wi-Fi lento. A seguir, preparamos uma breve lista com 10 possíveis causas por trás desse problema!

Interferência de sinal

Outros dispositivos eletrônicos, como monitores sem fio, telefones sem fio e micro-ondas, emitem ondas de rádio que podem interferir no sinal Wi-Fi. Além disso, redes Wi-Fi vizinhas também podem usar canais semelhantes, criando interferência mútua.

Distância do roteador

Quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal Wi-Fi. As ondas de rádio do Wi-Fi têm um alcance limitado, e a intensidade do sinal diminui à medida que você se afasta do ponto de acesso.

Muitos dispositivos conectados

Pode até não parecer, mas um excesso de aparelhos e dispositivos conectados a uma rede de Wi-Fi pode sim sobrecarregá-la.

Cada dispositivo conectado a uma rede Wi-Fi consome parte da largura de banda disponível. Se muitos dispositivos estiverem usando a rede simultaneamente para atividades que exigem muita largura de banda, como streaming de vídeo, jogos online ou downloads pesados, a velocidade para cada dispositivo pode diminuir.

Canal de frequência concorrido

A frequência em que o seu roteador está conectado também pode fazer a diferença na sua experiência como usuário.

Roteadores Wi-Fi operam em diferentes canais de frequência, geralmente na faixa de 2,4 GHz ou 5 GHz. Se muitos roteadores na área estiverem usando o mesmo canal, isso pode causar interferência e congestionamento, reduzindo a velocidade.

Configuração do roteador

Independente do modelo do seu roteador, é sempre bom buscar saber mais sobre as suas principais configurações para descobrir se o aparelho está rendendo o tanto que deveria.

Configurações inadequadas no roteador, como configurações de segurança muito restritas que criam atrasos na autenticação de dispositivos ou configurações de qualidade de serviço (QoS) mal configuradas que não priorizam o tráfego, podem afetar o desempenho.

Firmware desatualizado

Sinal de Wi-Fi lento: veja 10 possíveis causas
Sinal de Wi-Fi lento: veja 10 possíveis causas | Reprodução: Dgabc

Esse é um tópico que a grande maioria da população que está conectada no Wi-Fi diariamente não compreende muito. Mas isso está longe de ser um conhecimento dispensável. Muito pelo contrário!

Roteadores geralmente recebem atualizações de firmware para corrigir bugs, melhorar a segurança e otimizar o desempenho. Usar um firmware desatualizado pode resultar em problemas de velocidade e segurança.

Problemas de hardware

Além das questões internas – associadas ao modo como o roteador é configurado – o ambiente externo também pode interferir no desempenho do mesmo.

Roteadores podem sofrer com problemas físicos, como superaquecimento, que diminuem o desempenho. Componentes defeituosos também podem causar problemas.

Provedor de Internet

Como anda o seu provedor de internet? Quando nos deparamos com problemas de conexão, o nosso primeiro pensamento é ‘culpar’ o coitado do roteador, né? 

Mas, em algumas situações, o problema está além do aparelho.

Problemas no provedor de Internet, como sobrecarga na rede ou problemas técnicos, podem afetar a velocidade da conexão. É uma boa ideia verificar se o problema não está relacionado ao seu provedor.

Malware e vírus

Outro problema que pode ser considerado relativamente comum, mas que é um pouco mais difícil de detectar e solucionar é a presença de eventuais malwares e vírus.

Dispositivos infectados por malware ou vírus podem consumir largura de banda da rede ao se comunicarem com servidores maliciosos ou realizarem atividades de rede suspeitas.

E isso pode acabar provocando a lentidão na sua conexão.

Rede sobrecarregada

Esse é um problema que costuma atingir as conexões de pessoas que vivem em grandes metrópoles e centros urbanos.

Em áreas urbanas densamente povoadas, várias redes Wi-Fi podem competir pelo mesmo espaço de frequência, resultando em congestionamento e velocidades mais lentas para todas as redes. Em casos como esse, o roteador mais potente acaba fazendo a diferença.

Conclusão

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre as possíveis causas para um sinal de Wi-Fi lento?

É claro que essas são apenas as causas mais relatadas por quem enfrenta lentidão no sinal de Wi-Fi. Caso você verifique todas essas alternativas e não obtenha nenhum resultado positivo, talvez seja melhor buscar uma ajuda especializada para obter uma orientação mais assertiva e que vai resolver o seu problema de uma vez por todas!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também WiFi Finder: Mantenha-se Online em Qualquer Lugar com Este Aplicativo

Trends