Pagamento por aproximação: entenda como funciona

Que tal descobrir tudo sobre uma das melhores invenções dos últimos tempos que é o pagamento por aproximação e começar a facilitar a sua vida daqui pra frente? Saiba tudo aqui.

Anúncios

Você imaginava alguns atrás que hoje estaríamos vivendo em uma era com tanta tecnologia que é capaz de coisas que nem consideramos imaginar? Felizmente, muita coisa que tem surgido nos últimos anos vieram para facilitar nossa vida e sempre estão surgindo mais coisas para facilitar ainda mais.

Quando falamos sobre compras que são efetuadas por cartão, sabemos que tem ficado cada vez mais moderno, pois alguns anos atrás era muito difícil encontrar pessoas com cartão de crédito e hoje já é muito difícil encontrar alguém que não tenha cartão.

Inclusive, o uso do cartão, tanto de débito quanto de crédito foram crescendo tanto que atualmente o uso do dinheiro físico tem ficado cada dia menor e tem até mesmo dificultado para estabelecimentos que ainda precisam de dinheiro físico, principalmente para trocos, e não tem o suficiente, pois a maioria das compras foram feitas através de cartões.

Alguns anos atrás, quando íamos fazer uma compra através do cartão de crédito, era necessário estar com o documento com foto comprovando que você era aquela pessoa e no comprovante do cartão era necessário que a pessoa assinasse para que a compra fosse autorizada.

Já hoje temos a aproximação que é uma tecnologia que surgiu a pouco tempo, mas que caiu nas graças do público e que muitos não conseguem mais viver sem, pois tem facilitado muito, inclusive para quem não conseguia decorar a senha dos cartões.

Anúncios

E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. No decorrer do texto você vai descobrir o que é o pagamento por aproximação, como ele funciona e quais cuidados você deve ter ao utilizar.

O que é pagamento por aproximação? 

Pagamento por aproximação: entenda como funciona | Reprodução: Mercado e Consumo

O pagamento por aproximação surgiu como uma ideia de criar um tipo de pagamento sem contato, já que quando íamos fazer o pagamento de algo por cartão, era necessário entregar o cartão para o atendente para ele inserir na máquina, e principalmente durante a pandemia do COVID-19 ter esse contato não era recomendado.

Usar o pagamento por aproximação te permite que você faça o pagamento de algo sem precisar inserir o seu cartão na máquina e também sem precisar digitar a senha do seu cartão e para fazer isso basta aproximar o seu cartão da máquina e ele já irá computar a sua venda.

É claro que é necessário que aquela máquina de cartão também seja uma máquina que aceite pagamento por aproximação e que seu cartão tenha também a opção de aproximação, mas a maioria dos cartões e das máquinas já vem com essa opção disponível.

Essa tecnologia já está tão avançada que em alguns casos nem é preciso mais ter o cartão físico com você, pois alguns bancos permitem que você faça a compra com a aproximação diretamente com o seu celular através de uma carteira digital ou mesmo pelo aplicativo do banco do seu cartão.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Essa tecnologia de pagamento por aproximação se chama NFC também conhecida como Near Field Communication e é uma tecnologia que permite uma transação entre dois ou mais dispositivos eletrônicos apenas ao aproximar ambos. Essa conexão acontece através de ondas eletromagnéticas. 

Inclusive, essa é uma tecnologia que já é possível entre smartphones há algum tempo, como os aparelhos que fazem conexão via bluetooth ou via airdrop e conseguem compartilhar arquivos de forma rápida e fácil e sem precisar de nenhuma conexão via cabos eletrônicos.

Uma transação por aproximação só pode acontecer se o seu cartão tiver um chip, pois nesse chip está presente a tecnologia NFC e ele envia ondas eletromagnéticas para o aparelho (nesse caso a máquina de cartão) e ela consegue processar a transação.

Geralmente, essa transação é concluída em apenas alguns segundos, o mesmo tanto que duraria após você colocar a senha em uma transação feita inserindo o cartão e após ser finalizada essa transação, a máquina emite um bipe confirmando que foi concluído o pagamento.

Quais são os cuidados que devemos tomar ao utilizar pagamento por aproximação? 

Pagamento por aproximação: entenda como funciona | Reprodução: Suno

Apesar de ser uma de uma grande ajuda ter um pagamento via aproximação, nós devemos tomar alguns cuidados para podermos utilizar com segurança.

Limite pré autorizado

Isso é extremamente necessário para dar mais segurança para o seus pagamentos via aproximação, e é inclusive uma coisa que os bancos já pré estabelecem para garantir segurança dos seus clientes.

O limite pré autorizado é uma quantidade (geralmente de R$200,00) liberada para fazer compras via aproximação. 

Você até pode fazer compras de valor mais alto, mas a máquina irá pedir que você digite sua senha para poder finalizar a compra. 

Isso acontece no caso de você perder o seu cartão e alguém tentar fazer compras altas via aproximação, dessa forma a pessoa só conseguirá finalizar a compra colocando a senha.

Você pode modificar esse limite para cima ou baixo diretamente no aplicativo do seu banco.

Mantenha o cartão com você

Também é importante que você mantenha sempre o cartão com você e não entregar nem ao atendente na hora da compra, pois é exatamente para isso que ele serve.

Deixe o cartão com você até que seja o momento de fazer a aproximação e então, você pode posicionar o cartão no local correto da máquina para que seja feita a transação. 

Isso evita que possíveis clonagens ou recolhimento de dados sejam feitos.

Confira o valor da compra

Quando utilizamos o cartão para fazer pagamentos por aproximação, muitas vezes não checamos o valor da compra no visor antes de encostar o cartão e isso pode causar problemas para você.

Antes de aproximar o cartão, sempre cheque o valor na tela da máquina e só depois aproxime o seu cartão, pois dessa forma irá te poupar de dor de cabeça de ter que solicitar um estorno ou mesmo de perder dinheiro.

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre a compra por aproximação, desde o que é, como funciona até os cuidados que deve tomar para utilizar, então agora está na hora de sair por aí aproveitando dessa tecnologia que facilita tanto nossas vidas.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Quer economizar dinheiro? Conheça esses aplicativos que vão te ajudar

Trends