Investimento para iniciantes: confira 6 dicas para começar!
Que tal descobrir algumas dicas para você que quer investir mas não sabe por onde começar? Aqui você encontra as melhores.
Podemos dizer que é muito comum encontrar pessoas que, pelo menos, já pensaram em começar a investir em algo, pois existem muitas vantagens em ter um próprio negócio e em fazer investimentos, seja eles qual forem.
Mas, apesar de quase todo mundo já ter ouvido falar a palavra “investimento”, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é fazer um investimento ou mesmo como é possível começar a fazer um investimento.
E caso esteja se perguntando, é possível para qualquer pessoa começar a fazer investimentos e se aventurar nesse mundo, porém é sempre importante ter uma noção mínima antes de começar.
É importante ter uma noção básica e ficar atento a alguns pontos até para que seu investimento tenha sucesso e você não acabe entrando em uma furada, não é mesmo?
Mas, não se preocupe, pois é possível colocar tudo em prática mesmo sendo iniciante e nós vamos te ajudar a entender um pouco melhor sobre esse mundo de investimentos.
No texto de hoje iremos falar um pouco mais sobre o que é fazer um investimento e quais são os benefícios de começar a investir, mas também te daremos algumas dicas valiosas para que você comece a investir agora mesmo.
Vamos lá?
O que é fazer um investimento?
Em geral, o objetivo do investimento é aumentar o patrimônio líquido, criar uma fonte de renda adicional ou alcançar metas financeiras de longo prazo.
Fazer um investimento envolve a colocação de recursos, como dinheiro, tempo, ou esforço, em um ativo ou projeto com o objetivo de obter um retorno financeiro ou benefício no futuro. O ativo ou projeto no qual você investe pode variar amplamente e pode incluir:
Investimentos Financeiros
Esse é um dos mais conhecidos tipos de investimento. Aqui, podemos listar a compra de ações, títulos, fundos mútuos, imóveis, moedas, criptomoedas e outras classes de ativos financeiros. O objetivo é gerar renda – seja como dividendos ou juros – e/ou valorização do capital ao longo do tempo.
Investimentos em Educação
Como você vai ver aqui, investimento não é só necessariamente relacionado a dinheiro.
Investir em sua educação ou treinamento é uma forma de melhorar suas habilidades e conhecimentos para aumentar suas oportunidades de carreira e, consequentemente, sua renda futura.
Investimentos em Negócios
Empreendedores investem em seus próprios negócios ou participam como investidores em empresas. O objetivo é obter lucros e crescimento no valor da empresa.
Investimentos em Bens Duráveis
Comprar propriedades, como casas, apartamentos ou veículos, pode ser considerado um investimento, já que esses ativos podem valorizar ao longo do tempo.
Investimentos em si mesmo
A melhoria da saúde, condicionamento físico e bem-estar pessoal pode ser considerada um investimento em si mesmo, uma vez que pode levar a uma vida mais saudável e produtiva no futuro.
5 benefícios em começar a investir
Começar a fazer investimentos traz uma série de benefícios, mas separamos os 5 melhores para você:
Crescimento do Patrimônio
Investir permite que seu dinheiro cresça ao longo do tempo. Através de ativos como ações, títulos, imóveis e outros investimentos, você pode potencialmente ver seu patrimônio líquido aumentar, ajudando a construir riqueza ao longo do tempo.
Geração de Renda Passiva
Muitos investimentos, como ações, juros de títulos e renda de aluguel de propriedades, podem gerar renda passiva regular. Essa renda adicional pode ser usada para cobrir despesas ou reinvestida para acelerar o crescimento do investimento ou até mesmo para começar novos investimentos.
Proteção contra a Inflação
Investir pode te ajudar a preservar o poder de compra do seu dinheiro ao longo do tempo. A inflação reduz o valor do dinheiro com o tempo, e os investimentos têm potencial para superar a taxa de inflação, garantindo que seu dinheiro mantenha seu valor real.
Realização de Metas Financeiras
Fazer investimentos é uma ótima forma de conseguir realizar aquela meta financeira que a muito tempo você está tentando, mas que ainda não foi possível.
Diversificação e Gestão de Riscos
Quando você começa a fazer investimentos em diferentes áreas, você pode reduzir o risco de perda financeira significativa. A diversificação ajuda a manter o equilíbrio do portfólio, tornando-o mais resiliente às mudanças do cenário financeiro.
6 dicas para iniciantes começarem a investir
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre investimentos, está na hora de descobrir algumas dicas excelentes para começar a investir.
Faça um planejamento financeiro
É importante que você faça um planejamento antes de começar qualquer investimento, pois isso vai te fornecer um mapeamento das suas finanças deixando claro as entradas e saídas do seu capital.
Faça uma análise de quanto é possível investir dentro da sua renda
É importante que você sente e faça cálculos sobre quanto é possível você investir dentro da sua renda mensal ou dentro das suas economias, pois é a partir daí que você vai saber qual é o seu capital. Nunca faça investimentos com mais do que você pode, pois isso pode te causar problemas no futuro.
Estude diferentes tipos de investimentos
É importante que você faça uma análise em diferentes tipos de investimentos e escolha um que você realmente goste e que se veja fazendo aquilo, até porque é um projeto a longo prazo. Comece olhando nossa lista ali em cima e vendo o que se encaixa com a sua personalidade.
Estabeleça metas
Também é importante que você estabeleça metas e comece a pensar onde você quer chegar com aquele investimento. Isso irá te ajudar a conseguir chegar mais longe com mais determinação e mais cuidado financeiro.
Comece com investimentos de baixo risco
Sempre comece fazendo investimentos que ofereçam um risco menor, até porque isso irá te ajudar a aprender um pouco mais sobre o mundo dos negócios e investimento e te dará base para começar a investir em coisas mais altas no futuro.
Tenha disciplina
Isso é uma dica que se encaixa em qualquer coisa que decidirmos fazer na vida. Sempre tenha disciplina e saiba lidar com os altos e baixos do negócio. Se mantenha firme e disciplinado financeiramente para que você veja seu investimento dando frutos.
Conclusão
Agora você já sabe tudo sobre investimentos e quais são os benefícios que investir pode trazer e mesmo que seja iniciante já tem dicas para começar a investir, então não perca tempo e comece agora mesmo.
Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Contas digitais com plataformas de investimentos: veja seu dinheiro render