Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila 

Quer viajar de forma tranquila e gastando pouco? Vem ficar por dentro da hospedagem em hostels e descubra como aproveitar da melhor forma possível!

Anúncios

Acho que todo mundo aqui gosta de viajar, né? Além de ser uma ótima oportunidade para descansar, uma viagem é o tipo de programa ideal para quem quer conhecer novas pessoas, novos lugares e viver novas experiências. 

No entanto, a gente sabe que realizar uma viagem requer um certo investimento, né? Além da locomoção até o seu destino final – que pode ser feito de avião, ônibus ou carro – você também vai precisar reservar a sua hospedagem, alimentação, passeios e por aí vai.

Ou seja: dependendo do destino, esse investimento pode sair mais caro do que você esperava.

Mas você sabia que existem formas de baratear a sua viagem e economizar na conta final simplesmente selecionando outra modalidade de hospedagem? Isso porque a maioria dos viajantes busca opções mais clássicas, como hotéis e pousadas. E isso acaba encarecendo a viagem. 

Mas se você quer viajar e ainda assim economizar, a hospedagem em hostels pode ser a melhor opção para você e para o seu bolso! E se você ainda não conhece esse tipo de modalidade de hospedagem, essa é a oportunidade perfeita para você!

Anúncios

Aqui, além de falarmos mais sobre a hospedagem em hostels, também vamos te dar ótimas dicas para te ajudar a ter uma estadia tranquila e sem dores de cabeça!

O que é um hostel?

Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila 
Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila | Reprodução: Kayak

Caso vocÊ não esteja tão familiarizado(a) com o conceito de hostel, pode ficar tranquilo(a) que a gente te explica!

Um hostel – que também pode ser conhecido como albergue – é uma acomodação que oferece custos de hospedagem mais baixos que os praticados por hotéis e pousadas tradicionais.

Como a proposta desse tipo de acomodação é promover a interação entre os hóspedes e baratear os custos de hospedagem e torná-la mais acessível para os viajantes, esse tipo de estabelecimento costuma apresentar quartos e banheiros compartilhados.

A junção dos fatores ‘hospedagem mais barata’ + ‘ambiente descontraído e interativo’ fez com que esse tipo de acomodação se tornasse a principal opção para jovens mochileiros que querem conhecer novos destinos, mas possuem um orçamento mais limitado.

Benefícios de escolher hospedagem em hostels

Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila 
Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila | Reprodução: GettyImage

Escolher um hostel pode oferecer uma série de benefícios, especialmente se você estiver viajando com um orçamento limitado ou procurando uma experiência social e descontraída. 

E para te ajudar a decidir se esse tipo de hospedagem é a ideal para você, aqui estão alguns dos principais benefícios de escolher um hostel:

Economia

Essa é, sem dúvidas, a principal vantagem para quem escolhe um hostel como destino! Os hostels são geralmente mais acessíveis do que hotéis, tornando-os uma opção econômica para viajantes que desejam economizar dinheiro em acomodação.

Isso torna os hostels particularmente vantajosos para mochileiros e viajantes com orçamento limitado.

Ambiente social

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de viajar sozinha, os hostels são ótimas opções! Essas hospedagens são conhecidas por criar um ambiente social e amigável.

Os hóspedes muitas vezes se reúnem em áreas comuns, como salas de estar, cozinhas compartilhadas ou áreas ao ar livre, facilitando o contato com outros viajantes. Isso pode levar a amizades, compartilhamento de histórias e experiências que vão tornar a sua viagem inesquecível.

Ambientes compartilhados entre os hóspedes

Outra característica marcante dos hostels são os ambientes compartilhados. Geralmente, instalações como quartos, banheiros e cozinhas são compartilhados, garantindo que você conheça pessoas de diferentes origens e culturas durante a sua estadia.

Além disso, muitos hostels oferecem cozinhas compartilhadas totalmente equipadas, onde os hóspedes podem preparar suas refeições.

Isso é uma vantagem que faz toda a diferença para quem deseja economizar em alimentação, já que restaurantes podem ser caros durante viagens.

Atividades e eventos sociais

Com exceção de quem viaja para descansar, a maioria dos viajantes gosta de participar de festas e eventos durante suas estadias. E se hospedar em um hostel pode ser a melhor opção para quem tem esse objetivo! 

Alguns hostels organizam atividades e eventos para promover a interação entre os hóspedes. Isso pode incluir passeios pela cidade, noites temáticas, aulas de culinária ou idiomas, criando oportunidades adicionais de socialização e diversão.

Flexibilidade

Independente do seu tipo de viagem, não dá para negar que flexibilidade é sempre bem-vinda, né?

Hostels geralmente oferecem check-in e check-out flexíveis, permitindo que os hóspedes ajustem sua estadia de acordo com seus planos de viagem, o que é uma verdadeira mão na roda para viajantes com horários variados.

5 dicas para ter uma estadia tranquila durante suas hospedagem em hostels

Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila 
Hospedagem em hostels: 5 dicas para ter uma estadia tranquila | Reprodução: Assistente de Viagem

Agora que você já está por dentro dos principais benefícios de escolher um hostel, que tal descobrir as dicas que preparamos para te ajudar a ter uma estadia perfeita?

A seguir, separamos 5 dicas para você garantir a viagem perfeita:

Leia avaliações e recomendações

O primeiro passo na hora de escolher o seu destino é explorar as avaliações dos hóspedes.

Leia as avaliações de outros viajantes em sites de reserva ou em fóruns de viagem para ter uma ideia das experiências de outros hóspedes. Isso pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis.

Faça sua reserva com antecedência

Os hostels costumam ser bastante concorridos, especialmente em destinos turísticos! Por isso é aconselhável fazer sua reserva com antecedência, especialmente se estiver viajando durante a alta temporada.

Considere a localização

Uma das prioridades na hora de escolher o seu hostel deve ser a localização!

Escolha um hostel que esteja convenientemente localizado perto das atrações que você deseja visitar. Com isso você economizará tempo e dinheiro com transporte.

Verifique os tipos de quartos disponíveis e descubra qual combina mais com você

Os hostels oferecem uma variedade de opções de quartos, desde dormitórios compartilhados até quartos privativos que, geralmente, custam um pouco mais caro.

Para garantir a sua experiência, escolha o tipo de quarto que melhor atenda às suas necessidades e, é claro, seu orçamento.

Leve um cadeado para manter seus pertences seguros

A maioria dos hostels oferece armários para guardar pertences de valor, mas você geralmente precisa do seu próprio cadeado para mantê-los seguros.

Afinal, por mais que a grande maioria dos hostels priorize pela segurança dos seus hóspedes, é importante tomar precauções. Use os armários fornecidos para guardar seus objetos de valor e mantenha um olho neles.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Airbnb: entenda o que é e como funciona o aplicativo