Google lança fundo de R$ 18 mi para financiar startups criadas por negros

O Google anunciou nesta quarta-feira (09/09) que lançará um fundo de R$ 18 milhões destinado a financiar startups fundadas e lideradas por negros no Brasil nos próximos 18 meses. Essa é a primeira vez que o Google investe financeiramente em startups no Brasil e a expectativa é que sejam realizados cerca de 30 aportes, nos mais variados tipos de negócios. 

Anúncios

De acordo com o Diretor do Google for Startups na América Latina, André Barrence, o projeto denominado Black Founders Fund visa a oferecer suporte a empreendedores negros. Eles apontam que a principal barreira para o crescimento de seus empreendimentos é o acesso a financiamento empreendedor em condições justas.

Black Founders Fund: como participar

O Black Founders Fund tem a missão de promover o crescimento de empresas fundadas e dirigidas por indivíduos negros no cenário empresarial brasileiro, uma vez que enfrentam desafios adicionais para prosperar e se consolidar no mercado. Os critérios para participar da iniciativa são:

  • Ser uma startup
  • Ser estabelecida e dirigida por empresários e empresárias negros e negras.
  • Estar estabelecida e operando no território brasileiro.
  • Estar em busca de investimento seed
  • Oferecer uma solução criada com base em tecnologia
  • Ter uma empresa em funcionamento ou ter um produto no mercado com potenciais clientes.

Os interessados podem fazer inscrições ou indicações de startups por meio de um formulário disponível no site do projeto durante todo o período ativo do fundo. Os empresários também devem detalhar seus planos para a aplicação dos recursos financeiros.

Os investimentos começarão a ser realizados em setembro de 2020 e o valor destinado a cada startup será variável em função do estágio de maturidade do produto e das suas necessidades atuais.

Startups brasileiras: o cenário do empreendedorismo negro no Brasil

No Brasil, existem 14 milhões de empresários negros, sendo a maioria mulheres (52%) com menos de 40 anos, de acordo com o estudo O Empreendedorismo Negro no Brasil, conduzido pela aceleradora de empreendedores negros PretaHub, em colaboração com a Plano CDE e JP Morgan.

Anúncios

Cerca de 30% afirmam que tiveram crédito negado sem explicação e a maioria dos empreendedores iniciou seus negócios com poupança própria ou de familiares e amigos, por conta da dificuldade em conseguir capital.

Desde que chegamos a este ambiente, o objetivo e a dedicação da iniciativa Google for Startups têm sido os de fomentar a igualdade de oportunidades para empreendedores de startups de todas as origens. O fundo destinado a empreendedores negros reafirma nosso compromisso com o ecossistema de inovação brasileiro, uma vez que acreditamos que, se as startups prosperarem, isso beneficiará não apenas o Google, mas toda a comunidade.”, como nossas comunidades e economias também terão”— disse o Diretor do Google for Startups na América Latina André Barrence.

Trends