Educação financeira para crianças: saiba mais sobre a prática

Educação financeira é uma coisa que quanto mais cedo se aprende, mais fácil é de se tornar um adulto com responsabilidade financeira, então que tal descobrir tudo sobre a prática da educação financeira para crianças e poder aplicar em casa com seus filhos?

Anúncios

Podemos dizer que todo mundo tem sonhos e lutam diariamente para conquistá-los, não é mesmo? Muitos almejam por uma casa própria, outros querem um carro dos sonhos, outros tem vontade de fazer aquela viagem internacional que é o sonho desde quando era criança e muitos outros sonhos que vão surgindo conforme vamos ficando mais velhos.

Mas muitas vezes realizar esses sonhos não são tão fáceis quanto parecem, pois a realidade da maioria da população é difícil e muitos lutam para sobreviver com aquilo que ganham e o pouco que sobra (se sobrar) não é tão bem administrado.

Isso acontece porque em nosso país muitas pessoas estão endividadas e tem dificuldades para conseguir administrar o seu dinheiro. Sem saber como fazer isso, é muito comum que as pessoas não consigam guardar dinheiro ou acabem gastando mais do que aquilo que ganham.

No nosso país, infelizmente, aprender sobre educação financeira é algo que não acontece e deveria ser uma matéria regular escolar, pois quanto mais cedo aprendemos sobre educação financeira, mais rápido vamos entendendo como o dinheiro funciona e fica mais fácil se tornar um adulto responsável e com certeza teríamos um índice menor de endividados.

A educação financeira para crianças é uma prática bem bacana e apesar de parecer um assunto muito sério para envolver crianças, é capaz de desenvolver entendimentos nela de forma bem simples que alguns só aprendem na vida adulta ou até mesmo nem chegam a aprender.

Anúncios

E é sobre isso que falaremos no texto de hoje. No decorrer dele você aprenderá um pouco mais sobre educação financeira para crianças e alguns exercícios simples para aplicar em casa com seus filhos. Vamos lá?

É importante para as crianças aprenderem sobre educação financeira?

Educação financeira para crianças: saiba mais sobre a prática
Educação financeira para crianças: saiba mais sobre a prática | Reprodução: Blog Sicoob

É comum que a maioria dos responsáveis fiquem em dúvida sobre o que ensinar ou não aos filhos, sobrinhos e afins, e surge a pergunta: isso é importante para elas? Quando o assunto é educação financeira, a resposta é sim. 

Mais de 65% dos Brasileiros que consomem em nosso país estão endividados, ou seja, com nome em órgãos como SERASA e SPC e muitos desses consumidores foram parar nessa estatística devido ao cartão de crédito, que é algo que é necessário ter muito controle e sabedoria para usar.

E as crianças costumam ver o cartão de crédito como algo mágico que está ali para fazer aquelas compras que não temos dinheiro no momento, mas é preciso entender que aquele cartão é algo que você terá que fazer o pagamento e que ele não é milagroso, apenas té da chance de jogar esse pagamento para o mês seguinte.

Criando esse entendimento, eles vão começar a entender que aquilo não é algo que te dá um poder imenso e deve ser usado com muita responsabilidade, por isso é importante já começar a fazer a introdução a educação financeira, pois tudo que você aprende desde cedo fica mais fácil de executar como adulto.

Ensinando educação financeira desde cedo, as crianças começam a entender também o valor do dinheiro e quanto é difícil de ganhar o dinheiro, então elas já crescem com mais consciência de que nem tudo que eles querem é possível de ter através dos pais.

Também é ensinado que não devemos fazer compras que não temos uma real necessidade, eliminando os riscos de diversas compras que irão acumular e transformar eles em estatísticas de futuros consumidores endividados.

Como introduzir as crianças à educação financeira?

Educação financeira para crianças: saiba mais sobre a prática
Educação financeira para crianças: saiba mais sobre a prática | Reprodução: Kumon

Sabendo da importância que pode ter ensinar educação financeira para as crianças, é muito comum que se tenha uma certa dificuldade na hora de introduzir as crianças a isso, pois obviamente não é da mesma forma com adultos e é preciso ter mais calma e tratar as crianças com formas mais lúdicas.

É preciso que você pense em formas de criar uma consciência financeira na criança, sem tratar ela como se fosse um bebê, mas ao mesmo sem tratá-los com tanta seriedade como se fosse um adulto. Existem algumas formas de você criar essa consciência de forma bem inteligente.

Mesada

Uma das formas mais bacanas é criar uma mesada semanal ou mensal com a criança, desde que ela cumpra com os deveres dela como lição de casa e se comporte na escola sendo recompensada por uma quantia em dinheiro.

Com esse dinheiro ele pode comprar as coisas que quer que não sejam necessidades básicas, pois dessa forma ele terá mais cuidado em utilizar todo o dinheiro com algo que não é tão necessário.

Cofre de fim de ano

Outra coisa bacana que você pode fazer é criar um cofrinho que for depositando todo dinheiro que ganhar e que você também pode contribuir, mas deve ser com a condição de só abrir no final do ano para comprar um presente bacana a escolha da criança, pois dessa forma eles vão criar mais valor em cima daquele dinheiro e escolher com mais sabedoria.

Jogar banco imobiliário 

Você também pode comprar um jogo como banco imobiliário que é um jogo que envolve dinheiro, compras e perdas. Apesar de parecer um jogo inocente, a criança começa a perceber que tudo tem um valor e que tudo é baseado em decisões que tomamos e além disso começa a desenvolver uma noção de compra e venda.

Seja um exemplo de empreendedorismo

Ser empreendedor é sempre uma maneira de conseguir investir o seu dinheiro e conseguir um futuro retorno, então uma coisa boa a se fazer é sentar com seus filhos e explicar como funciona o dinheiro e como funciona empreender, pois dessa forma eles podem te ver como um exemplo e também podem ter uma participação nisso.

Tire as dúvidas

Sente com seus filhos e converse com eles sobre dinheiro e tire todas as dúvidas deles, pois nada melhor do que ter uma conversa honesta e deixar que eles sejam ouvidos e sejam respondidos de forma clara e honesta.

Conclusão

Agora você já sabe como funciona a educação financeira para crianças e como é importante aplicar no dia a dia delas. Agora está na hora de começar a aplicar com seus filhos.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Vida financeira: 5 aplicativos para te ajudar a organizar a sua

Trends