Como pagar boletos utilizando o cartão de crédito?

Com certeza, é viável utilizar o cartão de crédito para quitar boletos, como faturas de energia, água, IPTU e IPVA.. Essa é uma alternativa interessante para quem precisa quitar uma dívida, mas não tem todo o dinheiro disponível no momento.

Anúncios

Com a opção de pagamento via cartão de crédito é possível, ainda, parcelar o boleto em prestações mais suaves, que caibam no bolso. No entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes: não são todos os bancos que oferecem essa função e, além disso, você pode ser cobrado.

Se quiser saber mais detalhes sobre a utilização de cartão de crédito para pagamento de boletos, continue a leitura!

Verifique se o seu cartão tem essa função

Como você já sabe, é possível, sim, utilizar o cartão de crédito para pagar contas. No entanto, não são todas as instituições financeiras que oferecem essa possibilidade. Por isso, se você tem a intenção de usar, o primeiro passo é entrar em contato com a Instituição Bancária para verificar. 

Essa informação pode ser facilmente verificada através do SAC, Internet Banking ou aplicativo, por exemplo. Caso seu banco não tenha essa função, é possível se cadastrar em uma intermediadora de pagamento, cadastrar o cartão de crédito na plataforma e, então, usar essa opção. Uma das plataformas que fazem isso é o PagBank.

Veja se são cobradas taxas 

Sim, é factível que as instituições apliquem tarifas pelo serviço de usar cartão de crédito para pagar boletos. Por isso, é importante verificar todos os encargos para avaliar se realmente vale a pena usar essa funcionalidade. 

Anúncios

Segundo especialistas, esse serviço está sujeito a cobrança de juros e IOF. Para conferir a taxa do seu banco, consulte o sistema de divulgação de tarifas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Analise se a utilização do cartão de crédito vale a pena

Muitas pessoas acabam vendo o cartão de crédito como um salvador de vidas, mas isso não é verdade. Nem sempre a melhor opção é utilizar essa opção de pagamento. É muito importante ressaltar que os cartões cobram taxas altas para clientes que não conseguem honrar as faturas no prazo correto.

A longo prazo, o atraso no pagamento pode virar uma bola de neve, que atrapalha a saúde financeira de qualquer família. Por isso, é importante contrair parcelas que caibam no bolso.

Vale ressaltar que o cartão de crédito não deve ser visto, em nenhuma hipótese, como um complemento da renda. Na verdade, só se pode gastar mensalmente no cartão o valor correspondente aos ganhos mensais.

Passo a passo para usar o cartão de crédito para pagar boletos

Se ao longo da leitura você percebeu que essa é uma funcionalidade que vale a pena para você nesse momento, deve estar querendo saber como utilizá-la de fato, certo? A verdade é que é bastante simples. Esses são os caminhos possíveis: 

  1. Acessar o Internet Banking através do computador;
  2. Pagar o boleto através do aplicativo do banco no celular;
  3. Ou entrar em contato pela Central de Atendimento do seu cartão.

Como você viu, é possível usar o cartão de crédito para pagar boletos de contas, como água, luz e telefone. Essa funcionalidade pode ajudar muitas pessoas em momentos de apuros. Apenas tome cuidado para que isso não se torne uma rotina, certo?

Agora, leia também sobre as taxas que podem ser cobradas nos cartões de crédito.