A grana está curta? Aprenda a fazer sobrar dinheiro

Está cansado de chegar ao fim do mês sem sobrar nenhum real? Infelizmente, essa é uma realidade muito comum, mas que é possível contornar com alguns passos práticos. Se você quer aprender a fazer sobrar dinheiro, continue com a gente!

Anúncios

A verdade é que não existe uma única atitude que vai fazer seu dinheiro durar mais tempo, mas sim toda uma mudança de mentalidade e de comportamento. Na prática, você verá que não é tão difícil assim. Veja as dicas que o Conta Corrente separou para você abaixo:

1.Ter diferentes tipos de metas

Ter uma boa organização financeira está muito ligado a ter clareza sobre o próprio orçamento. Além de saber quanto dinheiro há disponível e quanto é gasto mensalmente, é importantíssimo ter metas bem definidas que vão lhe ajudar a ser firme no dia a dia.

No entanto, não basta apenas ter metas muito grandes e aparentemente inalcançáveis. Quanto mais palpáveis suas metas forem, maiores as chances de serem cumpridas. Que tal se organizar em metas de longo, médio e curto prazo?

Organize suas finanças pensando naqueles objetivos para daqui há 10 anos, como uma aposentadoria, por exemplo; daqui há 2 ou 5 anos, como um casamento ou viagem; e também para 6 meses a 2 anos, como o ingresso em um curso ou a compra de um equipamento.

2. Pedir desconto

Perca o medo de pedir desconto! Essa é uma das práticas que vão te ajudar a fazer sobrar dinheiro no final do mês! Muitas lojas já trabalham com uma porcentagem destinada ao desconto. Uma dica é: não pergunte SE TEM, mas sim QUAL É o desconto. Isso pode te ajudar a ser mais persuasivo.

Anúncios

Para compras online, a dica é apostar nos cupons de descontos. Assine a newsletter das principais marcas para sempre ficar por dentro das ofertas exclusivas. Além disso, fique de olho nas redes sociais da marca e das influencers. 

3. Evitar desperdício

Quantos objetos encostados você tem aí na sua casa? Entenda que itens parados representam dinheiro parado. Tudo o que não está sendo usado por você pode se transformar em dinheiro girando.

Verifique quantas coisas você já tem em casa e lembre-se de não comprar mais itens que não serão usados. A mesma lógica se aplica aos alimentos. Insumos comprados em excesso e que depois vão para o lixo são parte do seu dinheiro indo para a lixeira também. 

Aprenda a comprar com mais consciência para fazer sobrar dinheiro no fim do mês, além de evitar o desperdício em uma sociedade que muitos passam fome, certo?

4. Pesquisar antes de comprar

Nunca compre de primeira! Se a compra for física, se comprometa a pesquisar em pelo menos 3 lojas diferentes. Em caso de compras online, comparar é ainda mais fácil: use os buscadores de preço como BuscapéZoom Google.

Aqui vai uma dica extra: você pode encontrar as melhores ofertas online, imprimir, e ir até a loja física tentar o mesmo preço pelo produto retirado na hora. Vale a pena a tentativa porque os valores costumam ser bem diferentes.

5. Fazer renda extra

Agora que você já aprendeu a evitar o desperdício e a se planejar, é hora de pensar em fazer renda extra para fazer sobrar dinheiro. Existem muitos trabalhos que podem ser feitos sem mesmo sair de casa.

Faça uma tour pelo seu lar e verifique roupas, brinquedos, calçados, itens de decoração, eletrônicos, móveis e tudo o que não tem uso para sua família. Você pode vendê-los online em aplicativos como OLX e Enjoei.
Se você domina alguma disciplina ou técnica, também pode dar aulas particulares. Outra opção são os trabalhos freelancers.